A trágica e inesperada morte da atleta venezuelana Daniela Larreal
A ex-ciclista olímpica venezuelana Daniela Larreal Chirinos foi encontrada morta, no último dia 16 de agosto, em um apartamento em Las Vegas.
De acordo com a Fox Sports, ela havia sido dada como desaparecida por seus colegas, por não ter aparecido para trabalhar no dia 12 de agosto.
De acordo com a Fox News, a polícia concluiu que a causa da morte foi "asfixia causada por restos de comida sólida encontrados em sua traqueia".
A ex-ciclista foi forçada a deixar a Venezuela após se tornar uma crítica voraz do governo de Nicolás Maduro, que ela chamou de ditadura. Defensora da democracia, ela enfrentou ameaças de morte e mudou-se para os Estados Unidos.
Larreal foi cinco vezes atleta olímpica, tendo competido nas Olimpíadas de 1992 em Barcelona, Atlanta em 1996, Sydney em 2000, Atenas em 2004 e Londres em 2012.
De acordo com a People, o melhor resultado da ciclista venezuelana de velódromo nos Jogos Olímpicos foi o sétimo lugar na final do Sprint por Equipes em Londres 2012.
Larreal estava preparada para competir nas Olimpíadas de 2016, mas reclamou com o governo venezuelano por não dar aos atletas o financiamento designado. Terminou com seu passaporte confiscado.
O El Nuevo Herald relatou que, em uma ocasião, ela dirigia para visitar seu pai e dois caminhões tentaram tirá-la da estrada, mas ela conseguiu escapar.
Larreal foi a figura de destaque do ciclismo de pista venezuelano entre 1990 e 2012, ganhando várias medalhas nos Jogos Pan-Americanos e nos Jogos Centro-Americanos.
Ela ganhou uma medalha de prata nos Jogos Centro-Americanos de 1990, duas medalhas de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2003, na República Dominicana, e três ouros e uma prata nos Jogos Centro-Americanos de 2002, em El Salvador.
O Comitê Olímpico da Venezuela postou uma homenagem a Larreal no X, no dia 16 de agosto: "O Conselho Diretor do COV lamenta a partida de Daniela Larreal."
"Com uma carreira de destaque no ciclismo de pista, ela conseguiu nos representar com honra em cinco Jogos Olímpicos, acumular quatro diplomas olímpicos e triunfos que sempre nos encheram de muito orgulho", termina a mensagem.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!