A vida atual de Roberto Baggio: horta, budismo e filantropia

Roberto Baggio dentro e fora dos campos
Sua última partida
Uma lenda em campo
A transferência para a Juventus
Bola de Ouro 1993
O pênalti da Copa de 1994
O que ele disse sobre o pênalti perdido
O documentário Netflix
Lesões
Uma dor que nunca o deixou
Conversão ao Budismo
Graças a um amigo
Uma nova vida, longe do futebol
Sua família
A vida rural de Baggio
“Faço trabalhos que me dão muita satisfação”
Seu papel no mundo do futebol
Roberto Baggio dentro e fora dos campos

O lendário ex-futebolista italiano é considerado um dos maiores jogadores de de todos os tempos. Ele é especialmente lembrado por sua incrível habilidade técnica, dribles e precisão nos chutes.

 

Sua última partida

Baggio encerrou sua carreira profissional em 16 de maio de 2004. Desde então, tem se dedicado a diversas atividades filantrópicas.

Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!

Uma lenda em campo

Nascido em 1967, Roberto Baggio, atualmente, desfruta de uma merecida aposentadoria, afastado dos holofotes e do mundo do futebol, onde continua a ser uma figura respeitada.

A transferência para a Juventus

Baggio começou sua carreira na Fiorentina, em 1985. Em 1990, foi transferido para a Juventus, por um valor recorde para a época, no total de 12,5 milhões de euros, mais o preço de Renato Buso, avaliado em 1 milhão.

Bola de Ouro 1993

O italiano conquistou inúmeros títulos e prêmios, entre eles o Bola de Ouro e o Melhor Jogador do Mundo da FIFA, ambos em 1993. Além disso, conquistou uma Copa da UEFA (1992-1993), uma Copa da Itália (1994-1995) e dois campeonatos italianos, em 1994-1995 e 1995-1996.

O pênalti da Copa de 1994

Sem dúvida, o momento mais emocionante de sua carreira foi a participação na Copa do Mundo de 1994, culminando na trágica falha de pênalti, na final contra o Brasil. Apesar da decepção, Baggio foi o principal jogador da Itália, lembrado por levar sua equipe à final.

O que ele disse sobre o pênalti perdido

No documentário "Il Divin Codino", apelido que o acompanhou durante toda a carreira, o jogador admite: "O único pênalti na minha vida que chutei para o alto. Ainda não me perdoo: passei noites sonhando que chutava dentro, mas, naquele dia, eles poderiam ter me matado e eu não teria sentido nada."

O documentário Netflix

“Il Divin Codino" é um documentário biográfico sobre Roberto Baggio, lançado pela Netflix em 2021. Relembra muitos dos seus sucessos em campo, bem como as lesões traumáticas que sofreu na carreira.

Para mais notícias como esta, siga-nos!

Lesões

Sobre suas lesões, Baggio disse ao Corriere della Sera, em 2023: "Foram muitas. A dor física, conhecida no início de minha carreira, foi terrível, mas aprendi a conviver com ela. Somente nesses momentos você reorganiza as hierarquias da vida e entende seu significado profundo".

Uma dor que nunca o deixou

O ex-futebolista referia-se à grave lesão no joelho, que sofreu em 1985, quando tinha apenas 18 anos de idade. Desde então, foram poucas as partidas em que Baggio não sentiu dores enquanto jogava.

Conversão ao Budismo

No documentário, Roberto Baggio também fala sobre sua conversão ao budismo, evidência de uma profunda jornada pessoal que influenciou positivamente sua vida profissional.

Graças a um amigo

Baggio foi introduzido ao mundo da espiritualidade por meio de um amigo, dono de uma loja de discos em Florença. O ex-jogador de futebol enfatizou repetidas vezes o papel crucial de sua fé na superação dos desafios como atleta.

Uma nova vida, longe do futebol

De fato, o Budismo continua a ser uma parte significativa de sua vida, por mais de trinta anos. Atualmente, Baggio vive em um ambiente sereno, cercado pela natureza e ao lado de sua família.

Sua família

Ele mora em Altavilla Vicentina, uma pequena cidade do Vêneto, junto com sua esposa, Andreina Fabbi (na foto, em 1999) e seus três filhos: Valentina, Mattia e Leonardo.

A vida rural de Baggio

Junto com seus entes queridos, como ele mesmo declarou em diversas entrevistas, aproveita os dias entre suas maiores paixões, como caçar, cuidar da horta, usar o trator e fazer longas caminhadas na mata, junto com seus cachorros.

“Faço trabalhos que me dão muita satisfação”

No documentário do Neflix, o campeão disse: “Realizo o que há de mais bonito, estou em contato com a natureza e faço trabalhos que me dão muita satisfação. Fico satisfeito com as pequenas coisas e, no final, elas são as mais belas".

Na foto, com Salvatore Schillaci, na Copa do Mundo da Itália, em 1990.

Seu papel no mundo do futebol

Depois de se aposentar, atuou como embaixador da FIFA, para promover o futebol mundialmente, além de ser ativo na esfera social. Atualmente, por escolha pessoal, não exerce nenhuma função no mundo do futebol e parece estar feliz assim!

Não fique de fora do que acontece no mundo; siga nosso perfil!

Veja mais!