Assim é como os atletas russos participam das Olimpíadas de Paris
A Rússia e a Belarus estão proibidas de participar oficialmente do maior evento esportivo do mundo: os Jogos Olímpicos. O motivo, óbvio, é a invasão da Ucrânia pela Rússia, apoiada pela Belarus.
No entanto, embora ambos países não possam ter uma delegação oficial, alguns de seus atletas estão na disputa, sob condições especiais.
Sem bandeiras ou hinos nacionais, os atletas russos e bielorrussos participam dos Jogos de Paris como Atletas Individuais Neutros (AIN), segundo determinação do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Caso um AIN conquiste uma posição no pódio, a bandeira verde-azul e branca com o logotipo da AIN será erguida durante a cerimônia de premiação.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!
Se a medalha for de ouro, será tocado um hino instrumental especialmente composto para a ocasião.
Além disso, seus uniformes devem ser brancos ou de uma única cor, sem qualquer referência a cores, símbolos ou emblemas da Rússia ou da Belarus.
Os atletas russos e belarussos tiveram que cumprir critérios rigorosos e, somente após essa cuidadoda verificação, puderam ser convidados a competir nas Olimpíadas.
Os três principais critérios do COI para ir a Paris foram: os atletas não podem apoiar ativamente a guerra, não podem estar empregados como militares ou agentes de segurança nacional e não podem participar como equipes, informou a BBC.
No total, apenas 15 russos e 17 belarussos competem nos Jogos, em contraste com o grande número de atletas presentes nos Jogos de Tóquio 2020. Na ocasião, a delegação da Rússia tinha 335 atletas e a Belarus, 104, informou O Globo.
Em Paris, a Rússia conta com três atletas no ciclismo, um na ginástica de trampolim, três na canoagem, um na natação e sete no tênis. Entre eles, estão os tenistas Daniil Medvedev (foto), que ocupa a quinta posição no ranking mundial, e Andrey Rublev.
Já a Belarus tem um atleta no ciclismo, um no taekwondo, dois no levantamento de peso, dois no wrestling, dois no remo, dois no tiro, dois na canoagem, quatro na natação e um na ginástica: Ivan Litvinovich (foto).
Não fique de fora do que acontece no mundo; siga nosso perfil!