Bola de Ouro sem Vini Jr: cronologia de uma frustração
Há meses, o mundo pedia que o brasileiro Vinícius Jr. fosse o vencedor da Bola de Ouro 2024, dado sua crucial importância em todos os grandes campeonatos vencidos pelo Real Madrid na temporada passada: Champions Leangue, La Liga e Supercopa de España.
Surpreendentemente, ninguém - nem público nem especialistas - foi ouvido. O prêmio foi concedido ao espanhol Rodri, meio-campista do Manchester City e campeão da Eurocopa 2023.
Horas antes da cerimônia de entrega da Bola de Ouro, no Théâtre du Châtelet, em Paris, os meios de comunicação divulgaram que o Real Madrid, ciente da decisão relacionada a seu jogador, não enviaria absolutamente ninguém para o evento. E assim o fez.
Tudo começou na manhã da segunda-feira, quando o Real Madrid estava prestes a viajar rumo a Paris com uma frota de 50 pessoas, entre os jogadores indicados, o treinador Carlo Ancelotti, o presidente do time, Florentino Perez, familiares e outros.
Antes de partir, alguém do Manchester City avisou a Florentino Pérez que Rodri seria o vencedor da Bola de Ouro. O anúncio mudou todos os planos.
O Real Madrid alega que já teria sido informado de que Vinícius era o vencedor do prêmio deste ano.
Na foto, Rodri, o vencedor da Bola de Ouro 2024.
Tanto o clube quanto a Nike teriam, inclusive, preparado homenagens que, obviamente, envolveriam gastos.
Uma das cláusulas presentes no contrato dos jogadores com o Real Madrid é que o vencedor da Bola de Ouro vê o seu salário aumentar em um milhão de euros, automaticamente, a cada temporada que restar no seu contrato.
Além disso, Vini Jr. teria preparado uma festa em Paris, à qual compareceria a delegação do Real Madrid, no final da cerimônia, para celebrar o prêmio que, presumivelmente, lhe disseram ter ganho há cerca de 10 dias.
Foi o próprio Florentino Pérez quem teria informado a Vini Jr. que ele não iria ganhar a Bola de Ouro. Nesse momento, a delegação madrileña teria decidido não comparecer ao evento, por sentir-se enganada.
Um representante do Real Madrid disse à AFP: "Se os critérios de premiação não apontam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam indicar Carvajal como o vencedor". E continuou: "Como isso não ocorreu, é claro que o [prêmio] Bola de Ouro não respeita o Real Madrid. E o Real Madrid não vai onde não é respeitado."
Vale lembrar que a UEFA não está muito satisfeita com o Real Madrid e com Florentino Pérez, figura de proa da Superliga, competição que pretende substituir a atual Liga dos Campeões.
A ausência do Real Madrid na entrega da Bola de Ouro foi muito notada, evidentemente. Mas a organização do evento pode ter piorado a situação ao não nomear, nas redes sociais, os candidatos que ficaram em quarto, terceiro e segundo lugares.
Eles eram Carvajal, Bellingham e Vini Jr. Em vez disso, somente foram anunciados o quinto lugar para Haaland e o primeiro para Rodri.
Foto de : X - Ballon d'Or
Além do mais, esta edição foi a primeira em que a France Football organizou o evento com a UEFA. E, ao contrário de anos anteriores, o vencedor não foi anunciado com antecedência.
No seu perfil do X, Vinícius Jr. escreveu: "Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados". Muitos jogadores, como Toni Kroos, por exemplo, o apoiaram, através de posts nas redes sociais.