Darya Klishina, a atleta russa de sucesso exposta a uma proposta inconcebível

Uma atleta de ponta
Suas conquistas
Aconteceu em 2020
Através das redes sociais
O que ela respondeu?
Ele ofereceu 200 mil dólares
E as revistas?
O início de sua carreira
A técnica Olga Shishigina
Primeiro grande sucesso
Ouro no Campeonato Europeu Indoor
A melhor marca de sua carreira
Campeonatos mundiais
O ouro europeu em 2013
Da Rússia aos Estados Unidos
Momento complicado
Única atleta russa nos Jogos Olímpicos Rio 2016
A Rússia não gostou
Campeonato Mundial de Londres 2017
Outros trabalhos
Sucesso fora das pistas
Uma atleta de ponta

Darya Klishina é uma atleta russa especializada em salto em distância. Reconhecida por suas conquistas no atletismo, ela compete tanto em nível nacional quanto internacionalmente.

Suas conquistas

Klishina conquistou uma medalha de prata no Campeonato Mundial e duas medalhas de ouro no Campeonato Europeu de sua categoria. No entanto, infelizmente, sua presença nas manchetes não se limitou ao mundo do atletismo.

Aconteceu em 2020

Sua exposição na mídia esportiva fez com que Darya Klishina recebesse uma proposta indiscreta, como ela mesma contou ao site sports.ru. Na ocasião, a atleta tinha 29 anos e estava nos Estados Unidos, onde treinava.

Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!

 

Através das redes sociais

Um homem desconhecido escreveu uma mensagem privada em sua conta do Instagram, propondo que ela fosse sua acompanhante de luxo.

O que ela respondeu?

Darya Klishina explicou ao sports.ru: “Eu imediatamente respondi: 'Esta proposta não me interessa'.”

Ele ofereceu 200 mil dólares

Aparentemente, o estranho insistiu, oferecendo-lhe 200 mil dólares por mês pelo trabalho, mas Darya recusou  veementemente.

E as revistas?

Nesse contexto, a saltadora em distância acrescentou: "Todos os anos, sou convidada para estrelar a revista Maxim, mas não quero".

O início de sua carreira

Darya nasceu em 15 de janeiro de 1991, em Tver. Praticou vôlei até os 13 anos, até mudar para o salto em distância, modalidade na qual se profissionalizou.

A técnica Olga Shishigina

A carreira de Klishina decolou quando ela foi descoberta pela técnica russa Olga Shishigina, ex-campeã olímpica dos 100m com barreiras. Shishigina viu nela um talento natural e decidiu treiná-la.

Primeiro grande sucesso

Em 2007, aos 16 anos, deixou sua marca no esporte ao vencer o Campeonato Mundial Juvenil de Atletismo, realizado na cidade tcheca de Ostrava, com a marca de 6,47 metros.

Para mais notícias como esta, siga-nos!

Ouro no Campeonato Europeu Indoor

A partir daí, não parou mais. Em 2010, alcançou o quinto lugar no Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, com a marca de 6,62 metros. No ano seguinte, ganhou a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Atletismo Indoor, superando sua própria marca, com 6,80 metros.

A melhor marca de sua carreira

Em 2011, Klishina também competiu no VIII Campeonato Europeu de Atletismo Sub-23, realizado na cidade de Ostrava, na República Checa, onde conquistou a medalha de ouro. Nessa competição, ela alcançou a melhor marca de sua carreira, saltando 7,05 metros.

Campeonatos mundiais

Já em 2012, participou do Campeonato Mundial de Atletismo em Istambul, na Turquia, onde obteve a quarta colocação na prova de salto em distância, registrando uma marca de 6,85 metros.

O ouro europeu em 2013

Seu segundo grande sucesso como atleta profissional veio em 2013, quando ela, mais uma vez, conquistou o ouro no Campeonato Europeu Indoor, realizado em Paris. Ela superou a si mesma, com um salto de 7,01 metros, sua melhor marca em pista coberta.

Da Rússia aos Estados Unidos

Seu crescimento imparável no mundo do atletismo a levou da Rússia para os Estados Unidos, onde passou a treinar com um seleto grupo de atletas, incluindo a estadunidense Tianna Bartoletta.

Momento complicado

Em 2014, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Europeu, em Zurique, com um salto de 6,65 metros. No entanto, enfrentou dificuldades no Campeonato Mundial, como demonstrado por sua décima posição, em Pequim, 2015.

Única atleta russa nos Jogos Olímpicos Rio 2016

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAFF) concedeu-lhe permissão especial como participante independente, para participar de seu primeiro evento olímpico, no Rio de Janeiro, apesar da suspensão da Rússia, devido às leis antidoping. Darya terminou a competição em nono lugar, com um salto de 6,63 m.

A Rússia não gostou

"Não sou traidora nem uma conspiradora n a z i s t a", disse Klishina, na época, criticada por alguns setores da Rússia, por ser a única atleta do país a comparecer nos Jogos. "Insultar-me e chamar-me de traidora à pátria não me parece correto. Atualmente, estou sob pressão e sob crescente atenção, o que nem sempre é positivo", acrescentou.

Campeonato Mundial de Londres 2017

Um ano depois, outra grande conquista. Darya ganhou a prata com um salto de 7 metros, no Mundial de Londres, onde também participou como atleta neutra, autorizada pela IAFF.

Outros trabalhos

Formada em Economia do Esporte pela Universidade Estadual de Educação Física, Esportes, Juventude e Turismo, de Moscou, Klishina também é modelo e já emprestou seu rosto para campanhas de marcas como Nike, Red Bull e Swatch.

Sucesso fora das pistas

Além de grande atleta, ela é um autêntico fenômeno nas redes sociais, com mais de 300 mil seguidores no Instagram!

Não fique de fora do que acontece no mundo; siga nosso perfil!

Veja mais!