De Kroos a Marta: famosos reagem a Vinicius Jr. não ganhar a Bola de Ouro
A manhã desta terça-feira (29) foi marcada por uma onda de manifestações nas redes sociais, com atletas, políticos e celebridades expressando descontentamento pela derrota de Vinicius Jr. na disputa pela Bola de Ouro.
Apesar da alta expectativa, o jogador brasileiro não levou o prêmio de melhor do mundo, concedido pela revista France Football, em cerimônia realizada em Paris na noite da última segunda-feira (28).
O troféu foi entregue ao espanhol Rodri, jogador do Manchester City e vencedor da Eurocopa com a Espanha, na temporada avaliada. Vinicius Jr., que ganhou a La Liga, Champions e Supercopa da Espanha, ficou em segundo lugar.
"Eu farei dez vezes, se for preciso. Eles não estão preparados", afirmou o carioca através de sua conta no X. Em 20 minutos no ar, o post já contava com mais de 400 mil likes.
Foto: Twitter (@vinijr)
Toni Kroos, ex-meio-campista do Real Madrid e antigo companheiro de equipe de Vini, foi um dos primeiros a se pronunciar. Ele publicou uma foto dos dois no Instagram com a legenda "The Best" ("O Melhor", em tradução para o português).
O ex-jogador do Flamengo, conhecido por suas declarações marcantes, usou seus stories no Instagram para homenagear o amigo. Em um deles, compartilhou uma foto de Vini Jr. acompanhada de sua emblemática frase: "Que Deus perdoe essas pessoas ruins."
Foto: Instagram (@adrianoimperador)
O jogador Richarlison, do Tottenham, também dedicou um post a Vinicius Jr., no Instagram: "Infelizmente, por critérios que ninguém consegue entender, o prêmio não veio. E que não me entendam mal, Rodri é um baita jogador, que merece estar entre os melhores. Mas o Vini não levar essa Bola de Ouro foi constrangedor, e quem perdeu hoje foi o futebol."
Rodinei saiu em defesa do amigo por meio de seus stories no Instagram: "Você não precisa de um troféu na mão, não precisa provar nada pra ninguém, é o melhor do mundo, e pronto."
Paquetá, companheiro de Vini pelo Flamengo e pela seleção brasileira, também postou em seu Instagram: "Só pra você saber que eu tenho orgulho de dizer que sou seu amigo, que te admiro e torço por você mais do q qualquer vitória minha!"
A maior artilheira da história da Seleção Brasileira também se mostrou revoltada em seus stories no Instagram. Em um vídeo em que aparece levando um cachorro em um carrinho de bebê, desabafou: "Eu esperei o ano inteiro para ver o Vini Jr. ser reconhecido merecidamente como melhor jogador da atualidade e agora não vão dar a Bola de Ouro pra ele. Que Bola de Ouro é essa?"
O comentarista Galvão Bueno não se contentou em apenas prestar uma homenagem ao jogador; ele também gravou um vídeo no qual afirmou: “O Vini Jr. é o cara. Ele faz o gol na hora certa, decide nos momentos cruciais, vai com velocidade, enfrenta todo mundo com a personalidade forte que tem. O Vini Jr. não aceita, e faz muito bem em não aceitar, ofensas e o horror do racismo. Ele é o jogador mais forte do mundo na luta contra o racismo e a discriminação pela cor da pele. Essa coisa horrível é um crime.”
Já o ator Bruno Gagliasso disse: "Ele é o maior do mundo. Não tem discussão. Ele venceu no campo, ele venceu na vida. Vini Jr é muito maior do que qualquer premiação. Ele venceu!"
A cantora Ludmilla usou sua conta no X para dizer: "Vini, pra mim e pra todos que te amam, você é e sempre será campeão. Nós sabemos bem o que é ter que lutar e se entregar 10x mais quando o assunto é nosso trabalho. Te amo e nunca vou deixar você esquecer o quão grande você é!"
A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, não hesitou em deixar uma mensagem para Vini no Instagram: "Nosso melhor do mundo dentro e fora do campo. Quem joga com alegria, dribla as adversidades, enfrenta o racismo e continua fazendo história por onde passa."
O apresentador Casimiro também usou sua conta no Instagram para protestar em favor do jogador, além de dedicar outros quatro posts no Instagram do canal do YouTube da CazéTV.
Foto: Instagram (@casimiro)
O time do Flamengo publicou um belo e emocionante texto: "(...) De São Gonçalo a Madrid, passando pela Gávea e por Vargem Grande, você tem moral de cria - e não criado. Pra todos, menos alguns, você é o melhor, sem espaço pra dúvida. O Clube de Regatas do Flamengo e a Nação Rubro-Negra têm um imenso orgulho de poder dizer que você foi formado aqui."
A CBF também dedicou um post ao jogador com a legenda: "@vinijr, há uma nação inteira orgulhosa de você!"