Ele é Jakub Mensik, o protegido de Novak Djokovic
No tênis profissional, mais do que em outros esportes, é fácil detectar quando um jogador jovem está acima da média. Este é o caso de Jakub Mensik.
A maioria dos fãs de tênis acompanhou o crescimento de grandes estrelas do circuito, como Carlos Alcaraz e Jannik Sinner. Mas, agora, chegou a vez de novos e jovens prodígios.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!
Jakub Mensik é, certamente, um dos jogadores mais talentosos de todo o circuito. Com apenas 18 anos, o tcheco já mostrou inúmeras vezes que seu jogo veio para dominar as quadras.
Se você não conhece Mensik, talvez se lembre da final do Aberto da Austrália de Juniores de 2022, em que o jovem tcheco perdeu e teve que deixar a quadra de cadeira de rodas, devido ao cansaço.
Depois de uma turnê pelo circuito Future, Mensik conquistou seu primeiro título em um Challenger em casa, em Praga, em maio de 2023, derrotando Dominik Köpfer, aos 17 anos.
No entanto, foi no US Open de 2023 que o tcheco realmente chamou a atenção, ao passar pela fase de qualificação, eliminando Grégoire Barrère e Titouan Droguet, antes de encerrar sua campanha, contra Taylor Fritz.
Ele derrotou seu primeiro jogador do top 10, Andrey Rublev, em Doha, no início de 2024, em um torneio em que alcançou sua primeira final. Dois meses depois, venceu seu segundo jogador do top 10, Grigor Dimitrov, em Madri.
Além do inegável talento, o jovem Jakub Mensik recebeu aconselhamento de ninguém menos que Novak Djokovic, para alcançar o mais alto nível no esporte.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!
Em entrevista ao L'Équipe, Mensik conta que foi contatado pela equipe do astro sérvio logo após o Aberto da Austrália de Juniores de 2022, com o objetivo de levá-lo a Belgrado para uma semana de treinamento.
“No começo, pensei que fosse uma farsa, mas era ele mesmo. Novak é meu ídolo de infância, você pode imaginar minha alegria”, disse o jovem tcheco, ao diário francês.
Ao lado de uma das maiores lendas de seu esporte, Mensik realizou dois treinos por dia, buscando absorver o máximo de informações possível sobre como se preparar adequadamente.
O novato contou que estava determinado a incorporar em sua rotina de treinos tudo o que aprendesse com Djokovic, como práticas de aquecimento, alongamento e preparação.
No esporte de alto nível, são os pequenos detalhes que fazem a diferença. Foi exatamente isso que Mensik procurou aprender com o número um do mundo, na esperança de dar um passo além.
Além desses pequenos detalhes, Mensik conta agora com um fisioterapeuta sérvio chamado Sasa Jezdic, um ex-colaborador de Djokovic.
Por fim, o jogador tcheco decidiu colaborar com a empresa Gotta Tennis, que analisa os dados de Novak Djokovic e, agora, analisará também os seus próprios dados, para maximizar seu progresso.
A expectativa é que, rapidamente, Mensik possa causar um impacto significativo no mundo do tênis, graças ao seu talento e à ajuda recebida do seu ídolo, que lhe proporcionou insights preciosos para crescer na carreira.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!