Fascinantes fotos das Olimpíadas de Paris de 1924, há 100 anos!
Esta não é a primeira vez que Paris sedia umas Olimpíadas. Há 100 anos, a cidade recebeu os melhores atletas do mundo para disputar as mais diversas provas e voltar para o seu país exibindo uma medalha. Na galeria, reunimos imagens do campeonato de 1924. Confira!
A cerimônia de abertura ocorreu em 5 de julho de 1924, no estádio Yves-du-Manoir em Colombes, perto de Paris. Géo André (ao centro da foto), ex-jogador de rugby e medalhista olímpico em 1908 e 1920, foi o porta-bandeira da equipe da França.
Tratava-se da 8ª Olimpíada moderna e da segunda organizada na França. Paris já havia sediado os Jogos Olímpicos em 1900, durante a Exposição Universal. Porém, essa edição, que durou quase seis meses, foi um verdadeiro fiasco. Os franceses, portanto, estavam determinados a fazer muito melhor em 1924.
Assim como a delegação indiana (na foto), um total de 44 nações participou dos Jogos Olímpicos de 1924.
Essas 44 nações foram representadas por 3.089 atletas, dos quais apenas 135 eram mulheres. Nesta foto, vemos as mulheres que representaram a Grã-Bretanha.
Aqui está a largada da corrida por equipes de 3.000 metros. O finlandês Ville Ritola (#329) está na linha de frente e será um dos atletas mais medalhados desses Jogos Olímpicos, com 6 medalhas (4 de ouro e 2 de prata).
Entre as provas modalidades de atletismo dos Jogos Olímpicos, destaca-se, obviamente, o salto com vara! Em 1924, foi o americano Lee Barnes (na foto) quem conquistou a medalha de ouro.
Este homem é Johnny Weissmuller, a primeira superestrela da história da natação. Nos Jogos Olímpicos de 1924, ele venceu as categorias de 100 m livre, 400 m livre, o revezamento 4 x 200 m livre e conquistou o bronze no polo aquático. Graças a ele, a natação ganhou outra dimensão e se tornou o esporte da moda ao redor do mundo.
Em 1924, a prova de remo foi organizada no Sena. Nesta foto, vemos a equipe da Grã-Bretanha.
Os ginastas americanos formaram uma pirâmide antes de sua prova olímpica. Infelizmente para eles, isso não foi suficiente para garantir o ouro! A Itália foi coroada campeã olímpica no concurso por equipes.
Apelidado de "Finlandês Voador", Paavo Nurmi foi um dos atletas mais medalhados de 1924, com 5 medalhas de ouro em diferentes modalidades de corrida.
A alegria do atleta italiano Ugo Frigerio, levantando os braços em sinal de vitória durante a semifinal da prova masculina de 10 km. Alguns dias depois, ele conquista a medalha de ouro na final dessa prova.
Esta foto foi tirada durante as eliminatórias do salto em altura. O grande vencedor da prova foi o americano Harold Osborn.
Em 1924, a final dos 400 metros com barreiras foi vencida pelo atleta americano Morgan Taylor. Em segundo lugar, o finlandês Erik Vilen conquistou a medalha de prata.
A luta greco-romana é uma das provas que existe desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, realizada em Atenas em 1896.
A maratona dos Jogos de Paris de 1924 ocorreu em uma atmosfera sufocante! Estava tão quente que muitos participantes tiveram que abandonar a corrida.
Foi o finlandês Albin Stenroos quem conquistou a medalha de ouro na prova de maratona.
Nesta foto, o americano Robert LeGendre quebra o recorde mundial de salto em distância, antes de conquistar a medalha de bronze no pentatlo.
Com um salto de 7,44 metros no salto em distância, o americano William DeHart Hubbard se tornou o primeiro atleta negro a vencer uma prova olímpica individual.
A final de polo aquático dos Jogos de Paris 1924 foi disputada entre França e Bélgica, e a equipe da França foi coroada campeã olímpica.
Nesta foto, vemos o francês Charles Rigoulot, que se tornou campeão olímpico de levantamento de peso na categoria meio-pesado nos Jogos de 1924.
Naquele ano, a prova de ciclismo não foi vencida por nenhum dos dois ciclistas egípcios, Mohamed Madkour e Ahmed Salem-Hassan, que competiram na prova individual de estrada, mas sim pelo ciclista francês Armand Blanchonnet.
Nos Jogos Olímpicos, a equitação é representada em três modalidades: o concurso completo, o adestramento e o salto de obstáculos (foto). Em 1924, o suíço Alphonse Gemuseus conquistou a medalha de ouro no salto de obstáculos individual, enquanto a Suécia venceu o concurso por equipes.
Nesta magnífica foto de 1924, vemos o mergulho da americana Elizabeth Becker durante a prova de salto ornamental, na qual ela conquistou a medalha de prata.
Já a final de futebol foi disputada entre Uruguai e Suíça. Foram os uruguaios da Celeste, uma das maiores nações do futebol da época, que foram coroados campeões olímpicos!