Jogadores que compraram os times onde jogaram
Após se aposentarem, muitos jogadores de futebol continuam ligados ao esporte, seja como treinadores, dirigentes ou até proprietários de clubes.
David Beckham, ex-jogador do Real Madrid e do Manchester United, por exemplo, tornou-se, em 2014, coproprietário de um time de expansão, o Inter Miami. O clube entrou para a MLS em 2018 e, hoje, é palco de jogadores como Lionel Messi.
Além disso, juntamente com cinco ex-companheiros, Paul Scholes, Ryan Giggs, Nicky Butt, Gary Neville e Phil Neville, adquiriram 60% das ações do Salford City FC, da League Two inglesa, ao lado do empresário singapurense Peter Lim, que detém os outros 40%.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!
Paolo Maldini, lendário zagueiro do Milan e da seleção italiana, uniu-se ao empresário Riccardo Silva e fundou o Miami FC, franquia que disputa a USL Championship, segunda liga do futebol dos EUA.
O brasileiro Ronaldo Nazário também decidiu investir como proprietário de clubes. Seu primeiro passo foi na Liga Espanhola, tornando-se acionista majoritário do Real Valladolid, em 2018.
Dois anos após sua primeira experiência como presidente e proprietário, aumentou sua participação no clube espanhol de 51% para 72,7%. Logo, em dezembro de 2021, fez o mesmo no Brasil, adquirindo o Cruzeiro, clube onde iniciou sua carreira como jogador profissional.
Zlatan Ibrahimovic também aproveitou a oportunidade, embora não seja o proprietário majoritário. Desde novembro de 2019, detém 23,5% das ações do Hammarby, clube da primeira divisão sueca.
Em 2018, Gerard Piqué, ex-jogador do FC Barcelona, adquiriu, por meio de sua empresa Kosmos Sports, um clube atualmente na Primera RFEF, terceira divisão do futebol espanhol, do qual possui 100% das ações.
O ex-atacante do Chelsea, que jogou no clube entre 2004 e 2014, encerrou sua carreira quatro anos depois, no Phoenix Rising FC, da USL Championship. Um ano antes, tornou-se acionista desse mesmo clube.
Ex-companheiros no Arsenal, Thierry Henry e Cesc Fàbregas tornaram-se acionistas minoritários do Como 1907, em 2022, ao lado dos irmãos Hartono, proprietários do clube. Hoje, desfrutam do time na Série A, do qual o espanhol é o atual treinador.
Algo semelhante aconteceu com os franceses Zinedine Zidane, Bixente Lizarazu e Alain Boghossian, que se tornaram acionistas do Evian Thonon Gaillard FC. O clube pertencia ao Grupo Danone e, em um momento de crise, sua aquisição pelos ex-jogadores conseguiu evitar sua extinção.
Um dos maiores atacantes da história do futebol chileno, marcante pela dupla com Iván Zamorano e por sua passagem pelo futebol italiano e pelo River Plate, aposentou-se em 2008. Desde 2013, é proprietário e presidente do clube de sua cidade natal, o Deportes Temuco.
Em 2015, o ex-astro japonês, que brilhou no AC Milan entre 2013 e 2017, comprou uma equipe da terceira divisão austríaca por 3 milhões de euros. Atualmente, como proprietário e presidente, conseguiu promovê-la à 2ª Liga do país.
Após duras negociações, o ex-atacante argentino Maxi López tornou-se dono do histórico Birmingham City FC, da Premiership inglesa, em julho de 2020.
Um dos heróis históricos da seleção espanhola, campeão da Europa e do Mundo, David Villa investiu 130 mil euros na compra do CF Benidorm, através do DV7 Group, em março de 2023. Em seu primeiro ano, conseguiu levar o clube à Tercera RFEF, quinta divisão do futebol espanhol.
Andrés Iniesta foi proprietário de clube em 2011, com o objetivo de salvar o time de sua terra natal. Ele tornou-se seu maior acionista em meio a uma grave crise, mas, em 2017, deixou o projeto.
Em 2010, enquanto jogava pelo Juventus, Buffon tornou-se acionista do Carrarese Calcio, da terceira divisão italiana, através de sua empresa Buffon & Co. Com o tempo, vendeu 70% de suas ações, mantendo 30% até a extinção do clube.
Em 2021, o inglês Jamie Vardy, do Leicester City, fundou o Rochester New York FC, que, no entanto, foi dissolvido em 2023.
O talentoso meio-campista francês do Al-Ittihad, N’Golo Kanté, é outro exemplo de jogador em atividade que também é proprietário de um clube. Em 2023, comprou o Royal Excelsior Virton, um modesto clube belga, com o objetivo de levá-lo de volta à Challenger Pro League, da segunda divisão.
Fundado em 2016 pelo youtuber Spencer Owen, o Hashtag United começou na décima divisão do futebol inglês e cresceu rapidamente. Em 2018, atraído pela trajetória do clube, o espanhol César Azpilicueta, então jogador do Chelsea, tornou-se seu coproprietário.
Em 2017, o jogador do Fluminense e lenda do Real Madrid fundou o Aduziz Futebol Clube, que subiu à primeira divisão do Campeonato Paranaense em 2020. Em 2023, Marcelo adquiriu o CD Mafra, de Portugal, com o objetivo de levar o clube na Primeira Divisão portuguesa.
O caso mais recente de jogador ativo que adqueriu um clube é o de Kylian Mbappé. Em julho de 2024, tornou-se acionista majoritário do SM Caen, da Ligue 2 francesa, após investir 15 milhões de euros e adquirir 80% das ações.
Não fique de fora do que acontece no mundo; siga nosso perfil!