Karelin, o "Urso Russo" considerado o atleta mais temível do mundo
Aleksandr Karelin, apelidado de 'O Urso Russo', dominou a luta greco-romana ao longo de sua carreira, terminando com um recorde de 887 vitórias e 2 derrotas, em 889 lutas. Vamos relembrar sua incrível trajetória.
Aleksandr Karelin nasceu em 19 de setembro de 1967, em Novosibirsk, Sibéria. Desde cedo, foi um bebê extraordinário: pesava 7 quilos ao nascer, segundo o Olympics.com.
Aos 13 anos, pesava 79kg e tinha 1,78m de altura, segundo o Le Monde. Ele era mais alto que seu pai e mais pesado que um adulto médio. Seis anos depois, no final do crescimento, atingiu 1,91 m de altura, com 129 kg de puro músculo!
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!
Apaixonado por esportes, o jovem Aleksandr nadava e praticava diversas modalidades. Além da grande vantagem física, o jovem também tinha técnica, agilidade e, acima de tudo, era muito inteligente.
De acordo com La Sueur, muitos treinadores tentaram convencê-lo a se transferir para vários clubes locais. No entanto, Aleksandr Karelin não se interessou. Ele praticava vôlei, hóquei e musculação. Sua vocação era clara: ele queria ser caminhoneiro, como seu pai.
Até que, aos 13 anos, a vida de Aleksandr Karelin mudou. Victor Kusnetzov, um proeminente treinador de luta livre, reconheceu o potencial do adolescente e o convenceu a entrar no mundo da luta greco-romana. Kusnetzov destacou-se como filósofo e professor, compreendendo profundamente seu jovem aluno.
Aos 17 anos, obteve o título de mestre do esporte na URSS e, aos 18, conquistou seu primeiro campeonato mundial júnior. Tornou-se profissional em 1987, aos 20 anos, relatou La Sueur.
Quando Aleksandr Karelin deu o salto para o profissional, surpreendeu a todos. De 1987 a 2000, o russo saiu vitorioso em todas as lutas. Em 13 anos, obteve resultados impressionantes: sagrou-se campeão europeu 12 vezes, conquistou o título mundial outras nove e ganhou três medalhas de ouro olímpicas. Extraordinário!
Nos últimos seis anos, de 1994 a 2000, conseguiu a façanha de não conceder um único ponto aos adversários, em competições oficiais. O atleta russo era simplesmente intocável.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!
Em 1993, segundo La Sueur, Karelin venceu o campeonato mundial, apesar de sair com duas costelas quebradas. Já em 1996, conquistou a medalha de ouro no campeonato europeu, além de uma ruptura no músculo peitoral. Isto demonstrou não apenas o seu domínio físico, mas também a sua surpreendente força mental.
Em 2000, em seus últimos Jogos Olímpicos, Aleksandr Karelin perdeu sua primeira luta em 13 anos, contra Rulon Gardner.
Ele aposentou-se após esse revés, depois de dominar todas as competições por 13 anos. Dezessete anos depois, declarou a um jornalista: “Não posso ficar refém do que aconteceu... a vida continua”.
Por que Aleksandr Karelin era tão forte? Em primeiro lugar, graças ao seu rigor, disciplina e físico. Ele destacou-se como o mais forte na sua categoria (-130 kg). Mas ele também era excelente tatica e tecnicamente: um de seus maiores pontos fortes era o levantamento reverso do corpo.
Esta técnica consiste em agarrar a cintura do oponente quando ele está deitado no chão, levantá-lo e arremessá-lo, fazendo-o cair de costas. Geralmente, este movimento só é realizado entre pesos leves, pois ninguém consegue levantar um ser humano de 100 quilos... exceto Karelin!
Na verdade, o russo foi o único, com a sua força desumana, a ter sucesso nesta técnica. Alguns de seus oponentes ficaram com tanto medo que desistiram antes que ele pudesse fazê-lo.
Jeff Blatnick, campeão olímpico em 1984, disse: "Tentei tudo o que era possível para evitar que ele me levantasse do tatame. Eu pesava 90 quilos e estava perfeitamente treinado. Fiquei com medo, fiquei até apavorado. Enquanto eu estava no ar, não pude deixar de pensar "não se machuque, não se machuque para não ser catapultado", segundo La Sueur.
Como ele conseguiu ser tão bem-sucedido? A resposta do próprio Aleksandr Karelin foi: "O que me diferencia dos outros? Treino todos os dias da minha vida como eles nunca treinaram um dia sequer."
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!