Mo Farah: o homem que escapou do genocídio e virou um herói olímpico

Ele está entre os melhores
Mudança para os EUA
Primeiro ouro
Sequência de ouros
Olimpíadas de 2016
Vitórias históricas
Maratona
Correu em Chicago e em Londres
Atleta Europeu do Ano
Título de honra
Infância difícil na Somália
Um relato com meias verdades
A verdadeira história
Mudança para a Inglaterra
Trabalho forçado na infância
Ícone britânico
Ele está entre os melhores

Mo Farah é uma lenda do esporte britânico, um dos melhores corredores de longa distância da história, com múltiplos títulos em Campeonatos Mundiais e medalhas de ouro olímpicas.

Mudança para os EUA

Em 2011, Farah mudou-se para Oregon, nos Estados Unidos, para treinar sob a orientação do técnico Alberto Salazar. No entanto, a parceria terminou em 2017, quando Salazar foi banido para sempre do cargo de treinador por causa de acusações de abuso s e x u a l e físico, informou o The Guardian.

Primeiro ouro

Depois de iniciar seu treinamento com a Nike, Farah passou a dominar as corridas de 5 e 10 mil metros, conquistando seu primeiro ouro no Campeonato Mundial de 5 mil metros na Coreia do Sul, em 2011.

Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!

Sequência de ouros

Nos Jogos Olímpicos de 2012, Farah venceu novamente as provas de 5 e 10 mil metros, demosntrando extrema habilidade nas pistas. Ele repetiu o feito nos Campeonatos Mundiais de 2013 e 2015, vencendo ambos os eventos.

Olimpíadas de 2016

Então, o imparável Farah voltou a sagrar-se campeão nos Jogos do Rio 2016, levando para casa mais duas medalhas de ouro olímpicas.

Vitórias históricas

Com isso, tornou-se o primeiro atleta, desde Lasse Viren (foto), da Finlândia, a vencer as provas de 5 e 10 mil metros em duas Olimpíadas consecutivas, relatou a Britannica.

Maratona

Farah conquistou sua última medalha de ouro (10 mil metros) no Campeonato Mundial de Londres, antes de fazer a transição para a maratona.

Correu em Chicago e em Londres

Sua única grande vitória nessa modalidade foi na Maratona de Chicago, em 2018. Em 2023, anunciou que faria sua última corrida em Londres, terminando em nono lugar.

Atleta Europeu do Ano

Mo Farah recebeu o Troféu Waterford Crystal de Atleta Europeu do Ano em 2011 e 2012. Concedido desde 1993, este prêmio homenageia o melhor atleta de atletismo do ano na Europa.

Título de honra

Como se não bastasse, Farah foi nomeado Comandante do Império Britânico (CBE) na lista de Honras de Ano Novo de 2013 e recebeu o título de cavaleiro em 2017.

Infância difícil na Somália

Mas para chegar no topo do esporte, Mo Farah passou por uma infância extremamente difícil. Ele e seu irmão gêmeo, Hassan Farah, eram dois dos seis filhos de Muktar Farah, cidadão britânico, e sua esposa somali.

Para mais notícias como esta, siga-nos!

Um relato com meias verdades

No relato inicial de sua infância, sabia-se que um genocídio na Somália forçou ele e seu irmão a serem levados para Londres pelo pai, em busca de segurança e uma nova vida. No entanto, isso não era totalmente verdadeiro.

A verdadeira história

Em 2022, Farah revelou à BBC que seu nome de nascimento é Hussein Abdi Kahin e que seu pai, que nunca esteve na Inglaterra, foi morto nos conflitos da Somália quando Mo tinha apenas quatro anos de idade.

Mudança para a Inglaterra

Por causa da guerra, Farah foi enviado para a casa de seus tios em Djibuti, país vizinho da Somália, aos nove anos de idade. Uma vez lá, uma mulher desconhecida o enviou para a Inglaterra, alegando que ele tinha parentes ingleses. Ela também mudou seu nome para Mohamed Farah.

Trabalho forçado na infância

Ele trabalhou como empregado doméstico até os 12 anos, quando começou a estudar. Nesta época, foi colocado para viver com uma família somali. Seu professor de educação física percebeu seu talento e o afastou do futebol, direcionando-o para a corrida.

Ícone britânico

Apesar de sua infância marcada pela guerra e de um início conturbado na Inglaterra, Mo Farah emergiu como um ícone do esporte britânico, tornando-se um dos atletas mais notáveis que o país já conheceu.

Não fique de fora do que acontece no mundo; siga nosso perfil!

Veja mais!