Quem deseja ir à Copa do Mundo de 2026 pode se deparar com este problema
A próxima Copa do Mundo da FIFA será no Canadá, México e Estados Unidos. No entanto, uma preocupação crescente pode impedir alguns fãs de comparecerem aos jogos.
O problema é que é extremamente difícil obter um visto para os EUA. "O sistema de imigração está tão atrasado que muitos fãs podem não conseguir um visto a tempo, mesmo que ainda falte dois anos para o torneio", relatou a NPR.
Os Estados Unidos vão sediar três grandes eventos esportivos nos próximos anos: a Copa do Mundo Masculina de 2026, as Olimpíadas de Verão de 2028, em Los Angeles, e as Olimpíadas de Inverno de 2034, em Salt Lake City.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!
Hospedar eventos internacionais dessa magnitude implica uma grande responsabilidade. Neste mês, a senadora Amy Klobuchar (D-Minn) e o senador Jerry Moran (R-Kan) enviaram uma carta solicitando que o governo Biden crie uma "Força-Tarefa da Casa Branca para Eventos Esportivos Globais", conforme reportado pela NPR.
O longo tempo de espera para a obtenção de vistos dos EUA tornou-se uma preocupação significativa. Em Nova Délhi, por exemplo, a espera por um visto de visitante pode chegar a 386 dias, relatou a NPR.
A situação é ainda mais crítica para os grandes países do futebol, especialmente na América Latina, onde alguns vistos podem demorar até 600 dias. Na Colômbia, por exemplo, o tempo de espera para uma entrevista com um oficial consular em Bogotá é de 677 dias.
As extensas filas de espera também têm impactado pessoas no país anfitrião, o México, onde o tempo para obtenção de visto pode chegar a 476 dias.
Enquanto isso, a FIFA disse que está em contato com vários setores do governo dos EUA para tratar de questões como segurança e imigração.
Tanto a FIFA quanto o governo dos EUA reconhecem a necessidade de agilizar o tempo de espera para obtenção do visto e fizeram disso uma prioridade máxima para estes próximos grandes eventos.
"Reconhecemos a urgência dessas questões, bem como o papel que elas desempenham na realização de um evento de sucesso que atrairá milhões de visitantes do mundo todo", disse a FIFA, em um comunicado, à NPR.
Gianni Infantino, presidente da FIFA, garantiu que a próxima Copa do Mundo será única, graças ao seu novo formato de torneio: "A final da Copa do Mundo FIFA 2026 em Nova York unirá o mundo".
A próxima Copa do Mundo será a maior da história, expandindo de 32 para 48 seleções. Isso incentiva a participação de mais nações e atrai um fluxo ainda maior de fãs.
Os EUA mantêm programas de isenção de visto com 41 países. No entanto, muitos outros ainda precisam obter o visto de visitante B1/B2 antes da Copa do Mundo.
Os fãs de futebol precisam se apressar. O Departamento de Estado incentiva as pessoas interessadas em viajar a "fazer a solicitação o quanto antes".
De acordo com a NPR, a principal solução para reduzir o tempo de espera é verificar a disponibilidade online de vagas para agendamento de visto.
De acordo com Travis Murphey, CEO da Jetr Global Sports, os EUA precisam lidar urgentemente com o acúmulo de vistos. Em Copas do Mundo anteriores, como a do Qatar 2022, foi oferecido um processo de visto simplificado para quem tinha ingresso. No entanto, os EUA enfrentam desafios para simplificar o processo de visto devido às questões políticas em torno da imigração.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!