O próximo possível treinador do Real Madrid, após ida de Ancelotti ao Brasil
A temporada mal começou e o Real Madrid já pensa na próxima campanha. E não se trata de contratações de jogadores que o clube precisa, mas, sim, a de um treinador, quando Carlo Ancelotti assumir a seleção brasileira, em 2024.
O técnico italiano cumprirá contrato com o clube alvinegro até junho do próximo ano. Depois, fará as malas rumo ao Brasil, onde se tornará o terceiro técnico estrangeiro na história a comandar a seleção brasileira. A notícia foi anunciada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, em julho passado.
Assim, os escalões superiores do Real Madrid têm pensado num substituto de confiança para Ancelotti. E já existe um nome que se destaca dos demais: Xabi Alonso!
Aquele que foi jogador do Real Madrid durante seis temporadas, entre 2009 e 2005, tornou-se um dos treinadores mais desejados, em apenas dois anos. Ele explodiu como a grande revelação à frente do Bayer Leverkusen.
A jornada de Xabi Alonso como treinador ainda é curta. Durante três temporadas, esteve à frente da equipe reserva do Real Sociedad, mesmo clube onde começou a moldar a sua excepcional carreira como jogador de futebol profissional.
Começou a dirigir a segunda equipe de San Sebastián na 2ªB, alcançando um honroso quinto lugar, em sua primeira campanha, 2019-2020. Mas foi em 2020-2021 quando ele conseguiu que seu time terminasse a temporada como líder do grupo, disputando os playoffs e ascendendo à Segunda Divisão, algo que não conseguia desde a temporada 1961-1962.
Na categoria prata do futebol espanhol, Alonso liderou sua equipe em uma histórica campanha 2021-2022. Porém, terminou na 20ª colocação na classificação e foi novamente rebaixado da categoria para a 2ªB.
Esses maus resultados não impediram que o Bayer Leverkusen, da Alemanha, percebesse a joia que a Real Sociedad tinha no comando de sua subsidiária e apostasse em adquirir seus serviços. Até que, em outubro de 2022, Xabi Alonso tornou-se o técnico do time titular do clube.
Na temporada 2022-2023, o treinador mostrou que estamos diante de uma superclasse dos bancos, formando um time que saiu das posições de rebaixamento para terminar na sexta posição na Bundesliga.
Como treinador, em um total de 27 jogos pelo time alemão, Xabi Alonso conseguiu um 15 vitórias e 5 empates, perdendo apenas 7 desses encontros.
Além disso, chegou às semifinais da Europe League, onde perdeu por 1 a 0 para a AS Roma, treinada por um velho conhecido seu, José Mourinho, sob cujas ordens trabalhou com a camisa do Real Madrid.
Nesta nova temporada, 2023-2024, Alonso teve o melhor início de liga da história do Bayer Leverkusen. Ele colocou o time como único líder e conquistou vitórias importantes contra times como o RB Leipzig, além de empatar com o todo-poderoso Bayern.
E não se trata apenas de números. A equipe tem dado uma ótima imagem, ao buscar o controle no meio de campo, além de ser muito organizada na defesa e agressiva e perigosa no ataque. O esquema parece haver sido aprendido por Alonso na sua época de jogador, de grandes treinadores como Mourinho, Guardiola e Ancelotti.
Tirar Xabi Alonso do Bayer Leverkusen, porém, não será uma tarefa fácil (nem barata), já que ele renovou seu contrato até 2026, tornando-se, segundo o Bild, o segundo treinador mais bem pago da Bundesliga.
Algo que foi sublinhado, aliás, por Simon Rolfes, diretor desportivo do Bayer Leverkusen: “Xabi não precisa dizer nada. Ele estendeu seu contrato. Ele está totalmente focado aqui e isso é o suficiente por enquanto.”
No entanto, são palavras que podem, facilmente, ser levadas pelo vento se for o Real Madrid quem, na próxima temporada, bater às portas do treinador espanhol, para convencê-lo a ser o substituto de Carlo Ancelotti no banco merengue. E, segundo fontes do clube, estão otimistas de que assim será...
Evidentemente, o surgimento de Xabi Alonso como um treinador também tem chamado a atenção de outros clubes, como o Liverpool e Bayern de Munique, de acordo com o jornal alemão Bild.
Os dois times aparentemente interessados também fazem parte da história de Alonso como jogador. Com os ingleses, ele viveu um dos seus momentos mais áureos, e com os alemães encerrou a carreira.
Teremos que esperar para ver se Xabi Alonso é capaz de continuar a manter o Bayer Leverkusen no topo da Alemanha e da Europa, e até que ponto o Real Madrid está disposto a apostar nele.
Numa entrevista ao jornal Marca, em julho, Xabi Alonso quis distanciar-se dos rumores que o ligam aos blancos: "Real Madrid? Tudo no seu tempo. Agora estou aqui, estou muito feliz e o que está por vir no futuro será visto.”
“No futebol, normalmente, quando você pensa no médio-longo prazo você perde o foco no que está mais próximo de você e, neste momento, só penso no que temos aqui", acrescentou Xabi Alonso.
Por outro lado, vários meios de comunicação espanhóis, como o El Desmarque, já especularam que, caso regressasse ao Real Madrid, Xabi Alonso viria com vários jogadores debaixo do braço: o médio Florian Wirtz; o lateral direito Jeremie Frimpong e o atacante nigeriano Víctor Boniface. Mas isso são apenas rumores.