O que aconteceu com Ruud van Nistelrooy, lendário atacante do Manchester United

Goleador brilhante
Início no futebol
Grandes habilidades técnicas
Novo time: Heerenveen
PSV Eindhoven
Um jogador fundamental
Jogador do Ano
Manchester United
Darren Ferguson insistiu em contratar Van Nistelrooy
Manchester United
Gol na estreia
Goleador!
Uma nova fase
Briga com CR7
Real Madrid
A transfeência para o time espanhol
Artilheiro
Lesões recorrentes
Hamburguer SV
Málaga CF
Time nacional
Treinador
Seu legado
Goleador brilhante

O atacante Ruud van Nistelrooy atuou no início dos anos 2000 e, até hoje, é considerado um dos avançados mais letais do futebol, deixando um legado incrível em times como Real Madrid e Manchester United. Confira os melhores momentos de sua carreira, na galeria!

Início no futebol

Nascido em Oss, nos Países Baixos, em 1º de julho de 1972, van Nistelrooy mostrou seu amor pelo esporte desde a infância. Sua jornada no futebol profissional decolou quando ele entrou para o elenco do Den Bosch, da Eerste Divisie, em 1993, com apenas 17 anos.

Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!

Grandes habilidades técnicas

Segundo o The Sun, van Nistelrooy começou como meio-campista, devido à grande habilidade com que distribuía a bola. Por conta disso, durante seus primeiros anos no futebol, ele foi convertido em atacante.

Novo time: Heerenveen

Após a temporada 1996-97, o jovem foi transferido para o Heerenveen, por 1,68 milhão de dólares, segundo o Transfermarkt. Mas ele não durou muito no clube, pois seu talento atraiu o interesse de grandes times europeus.

PSV Eindhoven

Então, van Nistelrooy mudou-se para o grande PSV Eindhoven, com uma taxa de transferência fixada em 7,45 milhões de dólares, de acordo com o Transfermarkt.

Um jogador fundamental

Depois de marcar 31 gols em 34 partidas, tornou-se o maior artilheiro da temporada na Eredivisie. Além disso, na Liga dos Campeões, sua contribuição foi decisiva para a seleção neerlandesa, solidificando sua posição como um jogador fundamental.

Jogador do Ano

Em 1998, van Nistelrooy foi escolhido o Jogador Neerlandês do Ano, após sua notável temporada de estreia no PSV Eindhoven.

Manchester United

Após a segunda temporada no PSV Eindhoven, ele recebeu um telefonema de Sir Alex Ferguson, do Manchester United, que estava muito interessado em contratá-lo.

Darren Ferguson insistiu em contratar Van Nistelrooy

Segundo o The Daily Telegraph, foi o filho de Sir Alex Ferguson que falou para o técnico do Manchester United sobre o neerlandês. Ele teria suplicado ao pai para contratar o jovem atacante, dizendo: "Você precisa contratar van Nisterlrooy imediatamente, ele é fantástico. Estamos de olho nele". O Manchester United agiu rapidamente e fechou a contratação de van Nistelrooy no dia seguinte.

Manchester United

Segundo o Transfermarkt, o Manchester United fechou o acordo de sua transferência em 2001, por 30,3 milhões de dólares. Foi um valor recorde para o clube.

Gol na estreia

De acordo com o The Daily Telegraph, quando os repórteres perguntaram sobre a alta taxa da transferência, ele respondeu: "O valor não é pesado para mim, ele é motivador, pois significa que o United tem muita confiança em mim". Na estreia contra o Liverpool, van Nistelrooy marcou um gol, na derrota por 2 a 1.

Para mais notícias como esta, siga-nos!

Goleador!

Durante sua primeira temporada na Premier League, ele marcou um total de 25 gols em 34 jogos, números impressionantes para um novato. De fato, ganhou a Chuteira de Ouro de Thierry Henry, por apenas um gol.

Uma nova fase

Na temporada 2005/06, Ruud completava cinco anos no Manchester United. Mas apesar de continuar a marcar gols, os Red Devils passavam por uma fase de transição, com novos jogadores pedindo mais tempo de jogo, incluindo Cristiano Ronaldo.

Briga com CR7

Segundo o The Guardian, van Nistelrooy brigou com Cristiano Ronaldo, criticando sua tendência de segurar a bola, em vez de passá-la aos companheiros. Depois de uma discussão verbal, que fez Ronaldo chorar, o avançado neerlandês foi obrigado a pedir desculpa e ficou no banco durante uma série de jogos.

Real Madrid

Foi então que van Nistelrooy assinou pelo Real Madrid, com a esperança de dar novo fôlego à sua carreira. Durante o período em que ficou no Old Trafford, o atacante marcou um total de 150 gols, em 219 jogos, citou o Transfermarkt.

A transfeência para o time espanhol

Então, em 2006, o Real Madrid fechou uma proposta no valor de 15 milhões de euros para a transferência do experiente atacante, conforme o Transfermarkt. Ele foi calorosamente recebido no Santiago Bernabéu e não demorou muito para começar a balançar as redes. Em sua segunda partida na La Liga, marcou três gols!

Artilheiro

Nessa mesma temporada, van Nistelrooy foi o melhor marcador do campeonato, com 25 golos, e o Real Madrid garantiu o título da Liga, em 2006/07.

Lesões recorrentes

No entanto, devido a lesões recorrentes no joelho e no tornozelo, o Real Madrid teve que deixá-lo de fora, durante toda a temporada 2008/09. Além disso, o clube espanhol recebeu grandes estrelas, como Cristiano Ronaldo, Karim Benzema e Kaká. Mesmo assim, o  neerlandês conquistou dois grandes campeonatos pelo Real Madrid, entrando para a história do clube, 64 gols em 96 jogos.

Hamburguer SV

Depois disso, van Nistelrooy assinou um contrato de 18 meses com o Hamburger SV. Mas suas lesões o mantiveram fora de campo por um longo período, diminuindo drásticamente seu aproveitamento. Ele marcou 7 gols e fez 2 assistências, em 25 partidas.

Málaga CF

Mas sua carreira ainda não tinha chegado ao fim. O avançado regressou a Espanha para uma última temporada, jogando pelo Málaga CF, em 2012/13. O craque foi recebido como um herói e conseguiu marcar 5 gols, em 32 jogos. Sua aposentadoria ocorreu após a temporada 2012/13, aos 35 anos.

Time nacional

Van Nistelrooy também foi um jogador importante da seleção holandesa, de 1998 até 2007. O jogador marcou 35 gols em 70 jogos (Transfermarkt).

Treinador

Depois de pendurar as chuteiras como jogador, ele passou a atuar como treinador, assumindo a equipe sub-17 do PSV, em 2013. Dez anos depois, foi convocado para treinar a equipe principal do PSV, em 2022, substituindo Roger Schmidt. Mais tarde, renunciou ao cargo de técnico, alegando falta de apoio.

Não fique de fora do que acontece no mundo; siga nosso perfil!

Seu legado

Ele permanecerá eternamente como um jogador de extrema habilidade técnica, destacando-se como um dos maiores artilheiros em três das principais ligas europeias!

Veja mais!