Os maiores fracassos esportivos de 2023
Por trás do sucesso esportivo de atletas e equipes, também existem grandes e surpreendentes fracassos. Veja, na galeria, os mais populares de 2023!
O Dream Team americano, mais uma vez, decepcionou. O time voltou da Copa do Mundo de Basquetebol, disputada nas Filipinas, Japão e Indonésia, sem nenhuma medalha. Foi eliminado nas semifinais, contra a Alemanha (111-113), e perdeu o bronze para o Canadá (118-127).
Mas os Estados Unidos não foram os únicos fracassados do Campeonato. A França, outra grande favorita, teve um desempenho catastrófico. Com nomes de peso, como De Colo, Fournier, Yabusele, Batum e Gobert, a seleção não passou da fase de grupos, depois de vencer o Líbano (79-85) e perder para o Canadá (95-65) e a Letónia (86- 88).
Após 111 anos de história, o Santos foi rebaixado, pela primeira vez. Sua queda deixa apenas três clubes que sempre estiveram na Série A: Flamengo, São Paulo e Cuiabá.
Apesar de ter Mbappé, Messi e Neymar, o clube francês voltou a falhar em seu maior objetivo: vencer a Champions League. Desta vez, o PSG caiu nas oitavas de final, contra o Bayern de Munique (0-1, 0-2).
O mau momento do FC Barcelona persiste em 2023. Embora tenha sido o campeão da La Liga, foi, mais uma vez, eliminado da Champions League e da Liga Europa, neste caso, contra o Manchester United (2-2, 1-2).
A equipe Aston Martin começou a temporada muito bem, com Fernando Alonso no comando. No entanto, passou da primeira fila do grid para as últimas posições, na mesma temporada.
O New England Patriots ficou fora dos playoffs da NFL, pelo segundo ano consecutivo. Para completar, foi sua segunda eliminação mais precoce, desde 2000, contra o Pittsburgh Steelers. Muitos especialistas atribuíram a má campanha à inoperância ofensiva.
Dois anos depois de ganhar o troféu da NBA, em 2020-2021, os Milwaukee Bucks chegaram aos playoffs como favoritos, depois de fechar a temporada regular com uma campanha excelente. No entanto, perderam na primeira rodada (4-1) para o Miami Heat, a última equipe da Conferência Leste.
As duas seleções escandinavas não disputarão a Eurocopa do próximo ano, pois foram eliminadas nos respectivos grupos de qualificação. A Suécia, comandada por Isak, não conseguiu superar a Bélgica e a Áustria, enquanto a Noruega, com os grandes Haaland e Odegaard, fracassou diante da Espanha e da Escócia.
Marc Márquez viveu um pesadelo em 2023. Sua temporada no MotoGP pode ser descrita como um fracasso absoluto, no pior momento da história da Honda. Como resultado, disse adeus à equipe japonesa, após 11 anos, e foi para a Gresini Racing, com a Ducati.
O circuito saudita LIV Golf é uma das grandes revoluções do esporte, especialmente após a contratação multimilionária de John Rahm. Porém, sua primeira temporada, em 2023, foi um fracasso econômico, já que praticamente não obteve receitas, após ter investido cerca de 784 milhões de dólares.
Grande favorita ao título mundial de futebol feminino, a equipe dos Estados Unidos chegou à Austrália e à Nova Zelândia com muita sede de jogo, mas fracassou. As meninas de Vlatko Andonovski foram derrotadas nas oitavas de final, contra a Suécia, nos pênaltis, perdendo a chance do tricampeonato.
A Alemanha também decepcionou na Copa do Mundo de Futebol Feminino. Pela primeira vez na história, foi eliminada na fase de grupos, no qual estavam Colômbia, Marrocos e Coreia do Sul.
A Austrália teve o pior desempenho em uma Copa do Mundo de Rugby, ao ser eliminada na fase de grupos, pela primeira vez na história. Perdeu para o País de Gales e Fiji, e disse adeus muito mais cedo do que o esperado.
Cuba dominou o mundo do beisebol por quatro décadas, mas perdeu força nos últimos tempos. Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, realizados em Santiago, no Chile, a seleção cubana sofreu o quarto revés consecutivo em eventos esportivos continentais. Perderam por 2 a 4, para o Brasil.
No final da temporada 2022-2023, destacou-se o rebaixamento de dois clubes alemães históricos: o Schalke 04, que voltou à segunda divisão da Bundesliga, depois de apenas uma temporada, desde que foi promovido, e o Hertha Berlin, que selou o sétimo rebaixamento de sua história.
A edição de 2023 do Tour de France ficará para a história pelo fracasso de quatro das grandes equipes francesas: EF Education Easy-Post, Movistar Team, Astana e Groupama FDJ.
Gerard Piqué parou de organizar o torneio de tênis da Copa Davis, apesar de sua empresa, a Kosmos Global Tennis, ter adquirido os direitos de realizá-lo por 25 anos. Sua aposta não foi bem-sucedida, registrando perdas milionárias, em um formato que não atrai fãs. Em janeiro de 2023, Piqué e a Federação Internacional de Tênis (ITF) não chegaram a um acordo, rompendo o contrato.
Apesar do grande investimento feito na temporada de 2023, pelo San Diego Padres e pelo New York Mets, que colocou ambas as equipes como favoritas para vencer a World Series da MLB, nenhuma delas chegou aos playoffs e foram eliminadas da Liga Nacional. Já na Divisão Leste da Liga Americana, duas equipes históricas disseram adeus: o New York Yankees e o Boston Red Sox.
O time de basquete do Barcelona chegou à final da Euroliga como o grande favorito, com um elenco milionário, liderado por Nikola Mirotic. Porém, no confronto com o Real Madrid, na semifinal, perdeu para seu eterno rival, que tornou-se o grande campeão.
Além de fracassar no Tour de France, a equipe do Movistar Team também falhou na Volta a España 2023, onde o seu grande líder, Enric Mas, não passou do sexto lugar.
Mais uma vez, os tenistas franceses ficaram de fora do seu próprio torneio de Roland Garros. Após cinco dias de competição e dois turnos disputados, ficaram sem representantes, tanto na seleção masculina quanto na feminina. Arthur Rinderknech foi o último sobrevivente, que perdeu para o estadunidense Taylor Fritz.
A World Aquatics, federação internacional de natação, falhou na sua tentativa de criar um evento 't r a n s' na Copa do Mundo, realizada em Berlim, na Alemanha, em outubro de 2023. Eles estabeleceram uma 'categoria aberta', mas, conforme relatado, nem um único nadador se inscreveu.