Os times latino-americanos que podem vencer no Qatar

Início iminente
A tão esperada Copa do Mundo
Vire para a América Latina?
O auge da Europa
Representantes
Brasil
Uma defesa confiável
Ataque temível
Argentina
A última oportunidade para Leo Messi
O '10' estará bem acompanhado
Uruguai
Serão eles a grande surpresa?
Equador
Um time sólido
México
Costa Rica
Quem é o favorito?
Início iminente

A Copa do Mundo do Qatar começa no próximo dia 20 de novembro. O torneio está cercado de polêmicas desde que a FIFA concedeu sua organização a este pequeno, mas economicamente poderoso, país do Golfo, em 2010.

A tão esperada Copa do Mundo

Apesar disso, grande parte da população aguarda, ansiosamente, que a bola comece a rolar no campo. De todas as regiões do mundo, talvez a América Latina seja a que está mais impaciente para isso, já que o futebol é vivido com uma paixão especial.

Vire para a América Latina?

Muitos se perguntam se será agora que uma seleção latino-americana voltará a ganhar uma Copa do Mundo. Vinte anos se passaram desde que o Brasil saiu pentacampeão do Japão e Coreia.

O auge da Europa

Desde então, a Europa dominou as finais do campeonato, com as vitórias da Itália, em 2006; Espanha (foto), em 2010; Alemanha, em 2014, e França, em 2018.

Representantes

No Qatar, a América Latina será representada por Brasil, Argentina, Uruguai, Equador, México e Costa Rica.

Brasil

Todos os olhos apontam para o Brasil como um dos grandes favoritos para esta Copa do Mundo. O time treinado por Tite, chega ao Qatar depois de uma grande qualificação e com uma seleção repleta de estrelas.

Uma defesa confiável

Uma das vantagens da 'canarinha' é a força defensiva que tem demonstrado nos últimos tempos. É uma equipe que sofre pouquíssimos gols e conta com jogadores como Casemiro (foto) e Militão.

Ataque temível

Por outro lado, os brasileiros têm uma linha ofensiva espetacular, começando com Neymar em grande forma, Vinícius Jr (foto), que se tornou uma das grandes estrelas do futebol mundial, e outros grandes jogadores como Gabriel Jesus, Antony, Raphinha e Rodrigo.

Argentina

Também há uma expectativa enorme para ver o que a seleção argentina consegue fazer no Qatar, sob o comando do treinador Lionel Scaloni e com Lionel Messi em campo.

A última oportunidade para Leo Messi

Sem dúvida, parte dessa expectativa deve-se ao fato de que esta poderia ser a última Copa do Mundo do craque argentino, que conquistou todos os troféus que teve ao seu alcance, exceto este.

O '10' estará bem acompanhado

Messi será acompanhado por grandes jogadores, como Ángel Di María e Lautaro Martínez. A equipe tentará repetir a fórmula vencedora que a levou a vencer a Copa América de 2021.

Uruguai

Embora Brasil e Argentina estejam no topo dos favoritos, a seleção uruguaia também chega à Copa do Mundo com bons sentimentos e com possibilidade de ir longe.

Serão eles a grande surpresa?

Com Fede Valverde em grande forma, atacantes como Darwin Núñez e os veteranos Luis Suárez e Edinson Cavani, o Uruguai pode surpreender no Qatar. Já chegaram às semifinais em 2010 e procuram repetir a façanha.

Equador

A seleção equatoriana conseguiu uma ótima classificação e agora tem diante de si o desafio de superar seu melhor resultado até o momento: as oitavas de final alcançadas em 2006.

Um time sólido

Uma das grandes virtudes do Equador é sua solidez, pois é um time muito bem trabalhado e, apesar de não ter estrelas de nível mundial, joga com muita seriedade. Com essas qualidades, o Equador pode fazer grandes coisas, mas o primeiro objetivo será sair da fase de grupos, onde Holanda e Senegal serão seus maiores rivais, além do país anfitrião, o Qatar.

México

O México passará das oitavas de final? Primeiro terá que superar um grupo onde estão Argentina e Polônia, mas, se conseguir a classificação, 'el tri' enfrentará novamente a barreira das oitavas de final, onde caiu em suas últimas 7 partidas.

Costa Rica

Finalmente, encontramos a equipe da Costa Rica, que enfrenta um grupo muito difícil onde Espanha, Alemanha e Japão o aguardam. No entanto, se mostraram algo, em 2014, é que são capazes de surpreender. O trabalho do goleiro Keylor Navas, será mais uma vez vital para sustentar as chances da Costa Rica.

Quem é o favorito?

Diante disso, qual time tem mais opções para devolver a Copa do Mundo à América Latina? Há dois que se destacam dos demais: Brasil e Argentina. Eles estão, sem dúvida, entre os principais candidatos, conforme indicado pelas casas de apostas. No entanto, o Uruguai não pode ficar de fora, já que costuma ter ótimas atuações na Copa do Mundo. As opções para México e Equador parecem mais remotas, enquanto uma vitória da Costa Rica seria, sem dúvida, a maior surpresa já vista em uma Copa do Mundo. De qualquer forma, antes do show começar, todos têm o direito de sonhar com a glória!

Veja mais!