Motivos pelos quais a luta entre Tyson e Paul envergonhou o boxe

Um triste caso
Decisão unânime
72 mil pessoas ao vivo
Uma luta de sparring
Parecia uma exibição
Começou bem
Tire o pé do acelerador
Fazendo um acordo secreto?
“Eu não queria machucar ninguém”
Tyson não se envolvia de volta
Desrespeito
Nenhuma ação
Opiniões de colegas boxeadores
“Todos nós somos culpados”
Um passo longe demais
Um triste caso

Havia muita expectativa em torno do encontro entre Jake Paul e Mike Tyson no ring, que chegou a ser divulgado pela Netflix como "A Luta do Século". Entretanto, quando aconteceu, no último final de semana, prejudicou mais o esporte do que ajudou.

Decisão unânime

Paul, de 27 anos, venceu Tyson, de 58 anos, por decisão unânime, após oito rounds. Felizmente para Tyson, o YouTuber que virou boxeador não o nocauteou, o que seria a conclusão comum de uma luta profissional.

72 mil pessoas ao vivo

Mais de 72.000 pessoas estavam presentes no evento, que mostrou a idade avançada de Tyson e consequente falta de energia para levar a luta a sério.

 

Uma luta de sparring

De acordo com a BBC Sport, Tyson desferiu 97 socos durante a luta de 16 minutos, mas acertou apenas 18, tornando o evento uma luta de sparring para Jake Paul.

Parecia uma exibição

A luta parecia a mesma que a de exibição de Tyson com Roy Jones Jr. em 2020, mas não era, e tinha riscos reais envolvidos.

Começou bem

Tyson tentou o seu melhor para parecer explosivo e perigoso nos dois primeiros rounds, mas depois que Paul o abalou com uma combinação, no terceiro, parecia estar a caminho de ser parado rapidamente.

Tire o pé do acelerador

Em vez de nocautear Tyson, Paul tirou o pé do acelerador. O "Problem Child" lutou o resto da luta à distância, usando seu jab e se recusando a chegar perto da lenda do boxe.

Fazendo um acordo secreto?

O resto da luta deixou os fãs pensando: Paul estava com medo de ser pego pelo famoso uppercut de Tyson ou eles haviam concordado de antemão que não iriam nocautear um ao outro?

“Eu não queria machucar ninguém”

De acordo com o MMA Fighting, Paul disse: "Sim, eu definitivamente queria dar um show aos fãs, mas não queria machucar alguém que não precisava ser machucado."

Tyson não se envolvia de volta

"Houve um momento em que eu pensei, ele não está realmente se envolvendo de volta, e eu não sei é porque está cansado ou algo assim. Eu podia dizer que a idade dele influiu", continuou.

Desrespeito

Nos esportes de combate, os fãs querem ver os lutadores irem uns contra os outros, com ferocidade e força. Qualquer outra coisa é considerado um desrespeito.

Nenhuma ação

A luta não produziu nenhum knockdown, nenhuma ação bidirecional e nenhuma tentativa de nocaute, mostrando uma imagem ruim do esporte para potenciais novos espectadores.

Opiniões de colegas boxeadores

A luta divisiva entre Paul e Tyson também recebeu críticas generalizadas de estrelas como os ex-campeões mundiais Tony Bellew e Terence Crawford.

"Parecia lixo"

Crawford escreveu no X: "Eu amo Mike Tyson, mas eles estão dando muito crédito a ele. Ele parecia lixo. Treinar tanto tempo e dar apenas 97 socos na luta inteira foi loucura. Estou feliz que ele não se machucou lá."

“Todos nós somos culpados”

Já Bellew escreveu: "Todos nós somos culpados por esse homem [Jake Paul]! Estamos todos falando e assistindo. Temos que parar esse i d i o t a. Não ligue para ele até que ele lute contra alguém que esteja em forma, saudável e não seja um avô."

Um passo longe demais

A jornada de Jake Paul para se tornar um dos maiores lutadores premiados foi controversa e divertida, fazendo a ponte entre esporte e entretenimento, com sucesso. No entanto, a luta com Tyson foi um passo longe demais.

Veja mais!