David Beckham em fotos: assim evoluiu o craque do futebol
David Beckham é, sem dúvida, uma das maiores estrelas do futebol das últimas décadas. Aliás, além de brilhar em campo, sua vida pessoal também ganhou destaque midiático. Na galeria, relembre seus grandes momentos!
Beckham deu seus primeiros passos no futebol no Ridgeway Rovers, antes de ir para a base de juniores do Tottenham Hotspur. Logo, o talentoso futebolista, nascido em Londres, em 2 de maio de 1975, passou pelo Brimsdown Rovers, antes de ir para o Manchester United.
Quando ingressou na escola juvenil do Manchester United, imediatamente, causou um grande impacto. Ao lado de outros grandes talentos, como Ryan Giggs, Paul Scholes, Nicky Butt e Gary e Phil Neville, Beckham venceu a FA Youth Cup de 1991-92.
Não demorou muito para que Beckham fizesse sua estreia no time principal, em Old Trafford. Ele entrou em campo em uma partida da League Cup, contra o Brighton & Hove Albion. Apesar de terminar em empate, o mundo pôde vislumbrar a primeira aparição de um talento excepcional.
Posteriormente, Beckham foi jogar pelo Preston North End, por empréstimo, durante a campanha de 1994-95. Disputou cinco partidas pelo clube e impressionou o público, marcando dois gols.
Então, Beckham foi chamado de volta para defender o Manchester United, em 1995, fazendo sua estreia na Premier League, contra o Leeds United.
Na temporada seguinte, Beckham ganhou uma vaga como titular regular do clube. Jogou 39 partidas, com 8 gols e 5 assistências. Foi a conquista do seu primeiro título da Premier League.
Pouco depois, Beckham fez sua estreia na seleção da Inglaterra, em 9 de setembro de 1996. Ele jogou 90 minutos contra a Moldávia, nas eliminatórias, para garantir uma vaga na Copa do Mundo, vencendo por 0-3.
Beckham continuou em grande estilo no Manchester e, além disso, tornou-se parte integrante da seleção da Inglaterra. Aliás, na Copa do Mundo de 1998, na França, a Inglaterra chegou às oitavas de final, contra a Argentina.
No entanto, o torneio terminou de forma dramática para Beckham, já que foi expulso no início do segundo tempo, depois de revidar uma provocação de Diego Simeone. O jogo terminou empatado (2-2), mas a Argentina levou a melhor nos pênaltis (4-3).
A temporada 1998-99 foi memorável. Os Red Devils conquistaram a Premier League e a FA Cup, além de derrotar o Bayern de Munique, num jogo dramático, na final da Liga dos Campeões. Foi uma tripla conquista histórica!
O próximo desafio de Beckham foi no EURO 2000. Apesar de contar com grandes jogadores, a Inglaterra não conseguiu impressionar. Depois de perder para Portugal e vencer a Alemanha, a seleção perdeu as últimas esperanças no último jogo da fase de grupos, contra à Romênia (2-3).
No entanto, os resultados regulares com a seleção inglesa não impediram Beckham de brilhar no Manchester. Ele continuou a ampliar sua coleção de troféus, com vários títulos e copas, além de mais um título da Premier League, de 2001 e 2003.
Em 2002, a Copa do Mundo foi sediada pelo Japão e Coreia do Sul. A Inglaterra conseguiu passar pela fase de grupos, com Suécia, Argentina e Nigéria, e venceu a Dinamarca, nas oitavas de final. Já nas quartas-de-final, os ingleses enfrentaram o Brasil, perdendo por 1–2, após uma brilhante cobrança de falta de Ronaldinho.
Depois de mais de 10 anos de sucesso no Manchester United, Beckham decidiu mudar de clube, em 2003. Seu próximo destino? Espanha!
Beckham assinou um contrato astronômico com o gigante europeu, o Real Madrid, onde vestiu a camisa com o número 23.
No Real, Beckham foi parte fundamental do projeto Los Galácticos, de Florentino Pérez. Jogou ao lado de grandes nomes, como Zinédine Zidane, Luis Figo e Ronaldo.
Um ano depois de sua transferência para o Real, voltou a competir pela seleção de seu país, no EURO 2004, onde terminou como vice-campeão do grupo B. Nas quartas de final, a Inglaterra enfrentou o time anfitrião de Portugal. O jogo terminou nos pênaltis, quando Beckham, capitão da seleção, errou. Portugal marcou seis pênaltis, eliminando a Inglaterra do campeonato, e passou à semifinal.
Em 2006, o jogador do Real Madrid representou seu país na Copa do Mundo da FIFA na Alemanha. A Inglaterra liderou seu grupo e venceu o Equador nas oitavas de final. Mas, outra vez, foi eliminado nas quartas de final, por um adversário conhecido, Portugal.
De volta à Espanha, Beckham e seus colegas acabaram com a seca de títulos, após uma emocionante final de temporada, em 2006-07. Após a vitória na Supercopa de España de 2003, Beckham conseguiu levar para casa seu segundo troféu com Los merengues.
A conquista do título de 2006-07, com o Real Madrid, marcou o fim da aventura espanhola de Beckham. Ele assinou com o gigante da MLS LA Galaxy, time com o qual ganhou vários troféus. Becks conquistou três títulos da MLS Western Conference, duas MLS Cup e dois MLS Supporters 'Shields, ganhando uma estátua do lado de fora do estádio do clube.
Durante seu tempo na MLS, Beckham chegou a voltar à Europa por empréstimo. No total, passou um ano no AC Milan, participando de 33 jogos.
Em 14 de outubro de 2009, Beckham fez sua última aparição pela seleção inglesa. Jogou 32 minutos, na vitória por 3 a 0 sobre a Bielorrússia.
De volta aos EUA, o contrato de Beckham com o LA Galaxy expirou no início de 2013, mas esse não foi o fim de sua carreira. Ele foi contratado pelo time francês Paris Saint-Germain, em uma transferência gratuita.
Em Paris, Beckham jogou apenas 14 partidas. Contribuiu com duas assistências e venceu o título da Ligue 1, de 2012-13.
No final daquela temporada, Beckham decidiu encerrar sua incrível carreira. Ele jogou sua última partida em 18 de maio de 2013, contra o Stade Brestois, com a vitória por 3-1. Após o apito final, Beckham emocionou-se, pois encerrava um capítulo importante de sua vida.
Após uma carreira extremamente ativa no futebol, Beckham passou ser um empresário de sucesso. É coproprietário do Inter Miami, clube da MLS, e pretende levar o clube ao topo do futebol estadunidense.
Por quase duas décadas, David Beckham foi um dos maiores nomes do futebol mundial. Durante sua carreira, o ex-meio-campista conquistou os corações, com cobranças de falta brilhantes e cruzamentos perfeitos!