Relembre como Cristiano Ronaldo atuou nas Eurocopas que participou
Cristiano Ronaldo será o capitão da seleção portuguesa, nos jogos da próxima Eurocopa, na Alemanha. Esta edição do torneio é particularmente significativa para ele, pois marcará sua sexta participação consecutiva.
Assim, Ronaldo ultrapassa o recorde de participações no campeonato europeu do lendário goleiro espanhol, Iker Casillas, que esteve presente em cinco edições com a camisa da Roja.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!
O fato é que Cristiano Ronaldo é conhecido por quebrar recordes. Este ano, por exemplo, o craque português marcou 42 gols em 42 jogos pelo Al-Nassr, de acordo com dados do Transfermarkt.
Embora o campeonato saudita não seja considerado no mesmo nível dos campeonatos europeus, CR7 demonstrou estar em excelente forma e promete chegar à Eurocopa pronto para reafirmar seu status como o GOAT do futebol.
Foi no Campeonato Europeu de 2004 que Cristiano Ronaldo realmente se destacou. Com apenas dezenove anos, seu talento já era inegável: ele ajudou Portugal a chegar à final, embora a equipe tenha perdido por 1-0 contra a Grécia.
Na ocasião, ele foi incluído na lista dos melhores jogadores do Campeonato Europeu, após uma série de atuações impressionantes. Ronaldo encerrou aquela edição com dois gols.
Após conquistar a Liga dos Campeões da UEFA em 2008, pelo Manchester United, Ronaldo chegou à Euro 2008 como destaque e capitão de Portugal. Como lembra o Bleacher Report, Portugal teve um desempenho brilhante nos dois primeiros jogos do grupo, mas sofreu uma derrota inesperada contra a Suíça, possivelmente por ter subestimado o adversário e poupado 9 jogadores.
Nas quartas de final, com o placar em 2-2 contra a Alemanha, um cabeceio de Michael Ballack selou a derrota portuguesa, embora Ronaldo ainda tenha marcado um gol.
O Campeonato Europeu de 2012 foi, provavelmente, um dos momentos mais angustiantes de sua carreira. Nessa edição, Portugal foi derrotado nos pênaltis na semifinal contra a Espanha, que acabou conquistando o título do torneio.
De acordo com o site do Campeonato Europeu, Ronaldo foi fundamental para que Portugal chegasse à fase eliminatória, graças aos dois gols que marcou contra a Holanda, no último jogo do grupo. Logo, marcou outro gol de cabeça, nas quartas de final contra a República Tcheca, antes da derrota para a Espanha.
Após as dificuldades enfrentadas nos campeonatos europeus anteriores, o Europeu de 2016 trouxe um momento de redenção para Cristiano Ronaldo e Portugal. A equipe conseguiu vencer a França na prorrogação da final, apesar de ter terminado em terceiro lugar no seu grupo, com três empates.
Tal como aponta o site do Campeonato Europeu, Cristiano Ronaldo tornou-se o primeiro jogador a marcar três ou mais golos em várias edições do torneio.
No último Europeu, aos 36 anos, Cristiano Ronaldo provou que a idade é apenas um número. Seus cinco gols o colocaram, novamente, como o principal artilheiro do torneio.
No entanto, seus gols não se traduziram em resultados em campo e Portugal foi eliminado nas oitavas de final, pela Bélgica. Durante o campeonato, Ronaldo marcou dois gols contra França e Hungria.
Com cinco gols a mais do que a lenda francesa Michel Platini, Cristiano Ronaldo detém outro recorde: ele é o maior artilheiro da história da competição, com 14 gols em 25 jogos.
Será que Ronaldo conseguirá dissipar todas as dúvidas e conduzir sua equipe à vitória no Europeu, aos quase 40 anos? Afinal, ele é um dos melhores jogadores de todos os tempos!
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!