Ontem e hoje de Ronaldo Fenômeno
Ronaldo Luís Nazário de Lima, popularmente conhecido como Ronaldo Fenômeno, é um empresário e ex-jogador de futebol brasileiro, amplamente reconhecido como um dos melhores de todos os tempos. Na galeria, conheça sua trajetória!
Nascido em 18 de setembro de 1976, em Itaguaí, no Rio de Janeiro, Ronaldo passou a infância no bairro de Bento Ribeiro, no subúrbio da cidade. O local, além de ser conhecido por revelar o talento do craque, também era frequentado por Cartola e Pixinguinha, importantes compositores da música brasileira.
Na foto, com a camisa da seleção brasileira.
Ronaldo nasceu em uma família humilde e começou a jogar futebol muito cedo. Seu primeiro clube, São Cristovão, ficava perto de onde morava, na zona norte do Rio de Janeiro. Hoje, o estádio que foi o berço do jogador leva seu nome: Estádio Ronaldo Luis Nazário de Lima.
Na foto, com a camisa do FC Barcelona.
Em 1993, Jairzinho, craque que ajudou o Brasil a conquistar a Copa do Mundo de 1970, comprou o passe de Ronaldo e o vendeu ao Cruzeiro, time de Minas Gerais, no qual estreou com apenas 16 anos.
Foi no time mineiro que Ronaldo começou a chamar a atenção. Ele foi destaque absoluto do Campeonato Brasileiro de 1993 e, com 22 gols, foi o artilheiro do Campeonato Mineiro de 1994. Com tanto talento, os clubes europeus, imediatamente, fizeram suas ofertas e Ronaldo foi vendido para o P.S.V. por 6 milhões de dólares.
No clube holandês, o craque atuou de 1994 a 1996. Foram duas temporadas brilhantes que fizeram dele um dos jogadores mais cobiçados do planeta. Na foto, Ronaldo está no centro, ao lado dos colegas da nova equipe.
Quando o Brasil ganhou pela quarta vez a Copa do Mundo, Ronaldo já vestia a camisa da seleção brasileira, embora ainda estivesse no banco de reservas.
Então, depois do êxito na Holanda, Ronaldo foi comprado pelo FC Barcelona, em 1996. Além de ter feito sua melhor temporada em número de gols, conquistou a Supercopa da Espanha, a Copa do Rei e a Recopa Europeia. O sucesso foi tanto que o jogador foi escolhido, pela primeira vez, como Melhor Jogador do Mundo pela FIFA!
A expectativa era continuar no FC Barcelona, mas o Internazionale, da Itália, apostou alto pelo talento do jogador brasileiro e pagou 32 milhões de dólares pela rescisão contratual. No dia 25 de julho de 1997, para o total delírios dos fãs, ele estreou no time italiano.
Neste mesmo ano, foi eleito, pela segunda vez, o Melhor Jogador do Mundo. Seu desempenho no campo era tão impressionante que ele passou a ser conhecido como Ronaldo Fenômeno!
Seu momento era extraordinário. Mas algo misterioso aconteceu na final da Copa de 1998, fazendo com que o Brasil perdesse o título para a França.
O ex-atacante brasileiro, Edmundo, contou, em entrevista ao podcast Inteligência, da ESPN: "Vi Ronaldo tendo a convulsão e saí aos gritos pelos corredores para pedir ajuda". O episódio ocorreu um dia antes da final da Copa, deixando toda a equipe assustada. O resultado foi a derrota do Brasil por 3 a 0. A França tornou-se, assim, campeã mundial, pela primeira vez (1998).
De volta à Itália, os números de Ronaldo no Inter mostraram que ele seguia em excelente forma: 59 gols em 99 jogos, de 1997 a 2002. Mas foi também neste clube que o futebolista sofreu suas piores lesões.
No dia 12 de abril de 2000, Ronaldo chocou o mundo em uma das cenas mais dolorosas do futebol. Seu joelho direito cedeu e saiu do lugar, afastando-o dos campos por mais de um ano.
Depois de um longo tratamento, Ronaldo deu a volta por cima e brilhou na Copa do Mundo de 2002, no Japão. Com a seleção brasileira, ergueu a taça do pentacampeonato para o Brasil!
Em agosto de 2002, Ronaldo disse adeus ao Inter de Milão e foi para o Real Madrid, na Espanha, onde ficou 5 temporadas. O timaço contava também com Luís Figo, Zinédine Zidane, Raúl e Roberto Carlos.
Com os melhores jogadores do mundo em campo, o Real Madrid venceu a Copa Intercontinental de 2002, a Supercopa e o Campeonato Espanhol. Ronaldo destacou-se novamente e foi eleito, pela terceira e última vez, como o melhor jogador do mundo, naquele mesmo ano.
Dessa vez, o clube italiano foi o Milan, time que defendeu por duas temporadas, 2007 e 2008. Sua passagem foi curta devido a novas lesões, que fizeram com que ele jogasse apenas 20 partidas.
Antes de encerrar sua carreira, Ronaldo voltou a jogar em um time brasileiro, o Corinthians, em 2009. Apesar de estar fora de forma, surpreendeu a torcida e ajudou o clube a conquistar a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista. Em 2011, o Fenômeno anunciou sua aposentadoria.
Ronaldo parou de jogar futebol, mas continua mais ativo do que nunca. Ele faz parte da seleta lista de atletas que souberam investir seu dinheiro para empreender com sucesso.
Como empresário no mundo esportivo, Ronaldo adquiriu 90% das ações do Cruzeiro, por um total de R$ 400 milhões, em dezembro de 2021. Mais de duas décadas depois de começar sua carreira no clube mineiro, o ex-jogador tornou-se seu principal acionista.
A equipe do Cruzeiro estava num momento difícil, sem conseguir sair da série B do Campeonato Brasileiro, pela terceira temporada seguida (2020-2022). Assim, a negociação gerou expectativa nos torcedores, na esperança de levar o time de volta à Série A.
De fato, a compra do clube repercutiu positivamente e a equipe voltará para a série A, em 2023, mostrando que Ronaldo soube fazer um bom investimento.
Ronaldo também é dono do Real Valladolid, clube da Segunda Divisão da Espanha. A compra foi realizada em 2018, quando o empresário adquiriu 51% das ações, por 30 milhões de euros.
Além disso, ele é sócio-proprietário da agência de marketing esportivo e entretenimento, Octogon Brasil. O novo CEO da empresa, Marcelo Mandina, disse à revista Forbes: "Cada vez mais, nos consolidamos no mercado com entregas que vão além do óbvio, criando, acima de tudo, consistência e genuinidade para as marcas."
Neste caso, trata-se de uma startup de mídia e conteúdo, que produz filmes, séries, transmissões esportivas e formatos digitais. A empresa faz parte da holding ODDZ Network, cujo sócio majoritário é o próprio Ronaldo. Na foto, ele posa ao lado de sua esposa, Celina Locks, em 2022.
É justamente com esta produtora que Ronaldo fez um documentário sobre sua carreira, especialmente no período entre 1998 e 2002. Reúne imagens inéditas e revelações sobre a final da Copa de 1998. 'O Fenômeno' foi lançado em outubro de 2022 (foto), na Globo Play. Imperdível!
Na foto, Ronaldo, sua ex-esposa, Milene Domingues, e o filho que têm em comum, Ronald.
E não para por aí! Fundada pelo ex-jogador de futebol, a start up R9 Gestão Patrimonial & Financeira tem como objetivo oferecer a outros jogadores os serviços que foram fundamentais em sua carreira.
A primeira esposa de Ronaldo foi Milene Domingues (1999 a 2003), com quem ele teve seu primogênito, Ronald Nazário Lima. Nascido em 2000, atualmente o herdeiro trabalha como Dj.
Na foto, Ronaldo e Milene em seu casamento, 1999, no Rio de Janeiro.
Dois anos depois da separar-se de Milene, Ronaldo casou-se com a apresentadora e modelo Daniela Cicarelli, em fevereiro de 2005. O relacionamento acabou 3 meses depois, em maio do mesmo ano.
Em 2005, nasceu Alexander Nazário de Lima, como fruto de um breve affair entre Ronaldo a esteticista Michele Umezu. Sua paternidade foi confirmada em um teste de DNA, realizado em 2009, quando o menino tinha 5 anos.
Em 2008, o Fenômeno casou-se novamente. Desta vez, com Maria Beatriz Antony, que deu-lhe duas filhas: Maria Sofia e Maria Alice Nazário de Lima (ambas podem ser vistas na foto do slide anterior). No entanto, em 2012, o casal anunciou a separação.
Em 2015, passou a compartilhar sua vida com a modelo e empresária Celina Locks. Ela tem um ótimo relacionamento com seus enteados: "Eles sempre vão ser meus bebês", disse em entrevista à revista Quem.
Com uma trajetória lendária no futebol, que inclui a impressionante superação da lesão no joelho, Ronaldo também mostrou-se extremamente eficaz no mundo empresarial. Um verdadeiro ídolo que coleciona milhões de fãs no mundo todo!