Russ Francis, ex-estrela na NFL, morre em acidente de avião
Russ Francis, campeão da Super Bowl de 1985, morreu, no último dia 1 de outubro, em um acidente de avião, no qual pilotavam ele e o vice-presidente sênior da Associação de Proprietários e Pilotos de Aeronaves (AOPA), Richard McSpadden, que também não sobreviveu.
Todd Gunther, investigador do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, disse: “O motor aparentemente perdeu potência. O piloto, ou pilotos, neste caso, voltaram para a pista.”
Segundo a ESPN, Francis e McSpadden tinham acabado de decolar em um Cessna 177, do aeroporto de Lake Placid, quando o avião teve problemas. Eles tinham 70 e 63 anos, respectivamente.
Ao tentar pousar novamente, o avião bateu em um acostamento, no final da pista, e caiu em um barranco de, pelo menos, 9 metros de profundidade, segundo Gunther.
De acordo com o ESPN, várias testemunhas ouviram a ligação de rádio de Francis e McSpadden para a torre, na qual alegaram ter um problema.
O voo fez parte de uma sessão de fotos planejada para o Cessna 177 de 1976, que a dupla pilotava. O fotógrafo decolou em um primeiro avião e, depois, foi a vez do de Francis.
Russ Francis, ao deixar o futebol americano, aprendeu a pilotar aviões e, durante anos, operou voos fretados no Aeroporto Lake Placid. Ele era co-proprietário presidente da Lake Placid Airways.
Russ Francis foi escolhido na primeira rodada do draft pelo New England Patriots, em 1975, passando cinco temporadas com os Pats, antes de se mudar para San Francisco. Ele também teve experiências como lutador profissional e radialista.