O duro caminho das tenistas Serena e Venus Williams até o sucesso
A lenda do tênis, Serena Williams, jogou sua última partida no US Open, no dia 2 de setembro de 2022. A jogadora de 40 anos despediu-se emocionada de seus fãs, competidores e do jogo.
Seja você fã ou não de tênis, certamente, conhece Serena e sua irmã Venus, dois grandes fenômenos da história dos esportes. Mas por trás do sucesso, esconde-se um método bem elaborado. Confira na galeria!
Serena Williams nasceu em setembro de 1981 em Saginaw, Michigan (EUA). Sua irmã Venus tinha quase um ano de idade naquele momento. Ela nasceu em junho de 1980 em Lynwood, Califórnia.
Desde tenra idade, Serena e Venus Williams tiveram seu pai como treinador de tênis. Ele fez o possível e o impossível para levar suas filhas ao mais alto nível do esporte.
No final dos anos 1970, Richard Williams e sua parceira Oracene Price moravam em um bairro carente em Compton, Califórnia. Ambos sonhavam em poder constituir família e criá-la em condições mais favoráveis.
Cerca de dois anos antes do nascimento de Venus, seu pai tinha tudo planejado. Enquanto assistia a um torneio profissional de tênis feminino, uma ideia passou pela cabeça de Richard Williams...
Richard Williams escreveu um documento de 78 páginas no qual ele listava métodos de treinamento e um plano ambicioso para seus futuros filhos.
Ao mesmo tempo, Oracene, a esposa de Richard (de quem mais tarde divorciou-se) e mãe de Venus e Serena, estudava para tornar-se treinadora de tênis.
Ela também compartilhou o sonho do marido de suas duas filhas virarem campeãs de tênis. Durante os treinos, Oracene cuidou principalmente dos aspectos técnicos e físicos, enquanto Richard concentrou-se no mental.
As duas irmãs Venus e Serena Williams tiveram suas primeiras raquetes em mãos aos 4 anos e meio. As primeiras sessões de treinamento ocorreram em uma quadra de tênis em ruínas. Sob sol escaldante ou chuva torrencial, Serena e Venus jogavam incansavelmente. O método de Williams era intensivo.
É verdade que Venus e Serena aprenderam a jogar tênis com muito rigor, mas há um fator que não deve ser esquecido: o talento de ambas.
Richard Williams não ensinou somente tênis às suas filhas. Ele também transmitiu grandes valores a elas. O filme 'King Richard' destaca "autotranscendência, determinação, jogo limpo, rigor, solidariedade e família".
Foto: screenshot de 'King Richard'
"O motor deles era a fé em seu projeto e o grau de certeza que tinham. E a pedra angular de tudo era Deus, educação, família e depois o tênis", explica Will Smith em entrevista ao Nouvelle République.
Aos 11 anos, Venus tinha uma proporção de 63 vitórias para zero derrotas. Sua irmã mais nova, de 10 anos, também foi a número 1 em sua categoria, com 46 vitórias e 3 derrotas.
A família mudou-se para a Flórida para que Venus e Serena pudessem frequentar uma escola de tênis. As irmãs venceram todas as suas partidas nos circuitos juniores.
Foto: screenshot de 'King Richard'
Venus e Serena se tornaram tenistas profissionais aos 14 anos. Venus começou sua carreira no torneio de Stanford, em 1994. Ela ganhou muitos torneios e jogou sua primeira final de Grand Slam três anos depois, no US Open.
Quanto a Serena, ela começou sua carreira profissional em 1995 no torneio de Quebec. Obteve grande reconhecimento em 1999, ao vencer seu primeiro Grand Slam, o US Open.
Ao longo de suas carreiras, Venus e Serena ocuparam a posição de liderança no ranking da WTA várias vezes - tanto em duplas quanto em simples.
Serena Williams é considerada a maior tenista de todos os tempos. Ela ganhou 23 torneios de simples do Grand Slam. Venus Williams ganhou 49 títulos individuais, incluindo 7 Grand Slams em simples.
Venus ganhou o ouro nas Olimpíadas de 2000 e Serena fez o mesmo em 2012. As duas irmãs também subiram muitos pódios juntas.
Serena e Venus Williams tiveram que jogar uma contra a outra várias vezes, especialmente durante quatro finais consecutivas de Grand Slam em 2002 e 2003. No entanto, elas também jogaram uma com a outra de forma impressionante. Juntas, as irmãs Williams venceram 14 Grand Slams de duplas e 3 títulos olímpicos.
Ao longo de suas carreiras, seu torcedor número um sempre foi seu pai, Richard Williams. Após sofrer um derrame em 2016, ele agora tem distúrbios neurológicos que afetam algumas de suas habilidades cognitivas.
Serena Williams disse à revista Variety que adorava compartilhar tudo o que seu pai significa para ela e para sua família.
A história das irmãs Williams e os esforços de seu pai é contada em 'King Richard' (2021). O filme é dirigido por Reinaldo Marcus Green e protagonizado por Will Smith, que ganhou o Oscar pelo trabalho.
"Assim que conversamos sobre o projeto, soube que queria interpretar Richard e, mais do que isso, ser um pai que protege seus filhos dessa maneira", disse ele ao La Nouvelle République.
Foto: screenshot de 'King Richard'
As jovens Saniyya Sidney (15) e Demi Singleton (14) interpretam os papéis de Venus e Serena Williams, respectivamente. A primeira já havia aparecido em vários episódios da sexta temporada de 'American Horror Story'.
Foto: screenshot de 'King Richedard'
A família Williams endossou completamente a produção. Serena e Venus envolveram-se nas filmagens, e a meia-irmã e advogada das campeãs, Isha Price, esteva no set todos os dias!
Venus Williams admitiu ter ficado muito emocionada quando viu o filme pela primeira vez.
Com Serena Williams se aposentando em 2022, Venus é a única irmã a permanecer no esporte. Ela jogará muitas mais partidas ou seguirá, em breve, os passos de sua irmã mais nova?