O que está por trás da regra que proíbe jogadores de tirarem a blusa em campo?
Em 2004, a FIFA fez uma alteração controversa à Regra 12, determinando que jogadores que tirarem a camisa ao comemorar um gol serão advertidos e penalizados. Mas qual foi o motivo dessa decisão?
A ausência de explicações oficiais por parte da associação gerou diversas interpretações, mas a maioria delas mostrou-se infundada com o passar do tempo.
Por anos, a versão mais difundida foi a de que uma pessoa específica estava por trás da nova regra: Diego Forlán.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!
Durante uma partida da Premier League na temporada 2002-2003 contra o Southampton, o atacante uruguaio, que jogava pelo Manchester United, marcou um gol aos 85 minutos, assegurando a vitória dos Red Devils.
Tomado pela euforia, Forlán tirou a camisa e comemorou o gol como se fosse uma final de Copa do Mundo.
No entanto, quando o jogo reiniciou no meio-campo, ele ainda não havia colocado a camisa de volta e precisou jogar por alguns segundos sem o uniforme completo.
Embora as imagens tenham causado impressão, o gesto de Forlán, na realidade, não foi o fator decisivo que levou a FIFA a alterar seu regulamento.
Também não se trata de uma questão de perda de tempo por conta da comemoração, pois o árbitro sempre pode determinar o tempo adicional que considerar necessário.
De certa forma, é possível que o respeito aos sentimentos religiosos tenha influído, já que, segundo algumas crenças, especialmente a islâmica, tirar a camisa é visto como um grande desrespeito para com os espectadores.
Também era lógico supor que a medida estivesse relacionada à segurança em campo, para evitar aglomerações de torcedores e excessos na comemoração coletiva ao lançar a camisa.
No entanto, o verdadeiro motivo para a adoção dessa regra é muito mais simples do que se imagina: está relacionado ao dinheiro.
Em um jogo de futebol, o gol representa o auge da ação esportiva, sendo o momento mais aguardado tanto durante a partida quanto nos replays subsequentes.
Naturalmente, esse momento também é a oportunidade mais atraente para os anunciantes, que buscam aproveitar a atenção maciça do público para promover suas marcas e produtos.
Se o jogador que marcou o gol levantar ou tirar a camisa, o principal patrocinador do time, cujo logotipo está posicionado no peito do uniforme, perde visibilidade, o que compromete parte do investimento feito pela marca.
Foi Jérôme Vacke, na época Diretor de Merchandising e Televisão da FIFA, quem sugeriu a introdução dessa regra, que permanece em vigor até hoje.
A Regra 12 do Regulamento da FIFA estabelece uma advertência com cartão amarelo e uma penalidade financeira para o jogador que tirar a camisa durante uma partida, mesmo que por baixo dela haja uma mensagem de carinho ou solidariedade.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!