Bebé, o futebolista português que cresceu em um orfanato

A origem de Bebé
Foi criado pela avó
Copa do Mundo dos Sem-Tetos
O início da carreira no futebol
Manchester United
Cenário internacional
Bebé demorou a acreditar
Uma ascensão sem precedentes
Uma experiência difícil
O fenômeno Bebé
Rayo Vallecano
Torcedores engajados
Feliz com o Rayo
Seleção cabo-verdiana
Uma trajetória inspiradora
Aprendizado
A origem de Bebé

Tiago Manuel Dias Correia, popularmente conhecido como Bebé, nasceu em 12 de junho de 1990, no pequeno distrito de Loures, na área metropolitana de Lisboa.

 

Foi criado pela avó

Descendente de cabo-verdianos, Tiago foi criado pela avó, até os nove anos de idade. A partir daí, ela decidiu colocá-lo em um orfanato, para que ele pudesse "estudar e aprender as coisas da vida", como o próprio Bebé contou ao jornal espanhol ABC.

 

Copa do Mundo dos Sem-Tetos

Foi no orfanato, chamado Casa do Gaiato, que Bebé começou a jogar futebol. Como tinha um bom comportamento e era bom de bola, foi convidado a participar da Copa do Mundo dos Sem-Tetos, em 2008.

O início da carreira no futebol

Seu excelente desempenho chamou a atenção dos dirigentes de clubes de futebol e ele foi contratado para jogar pela equipe portuguesa da Estrela da Amadora.  Começa, então, sua carreira profissional.

Manchester United

Até que, em 11 de agosto de 2010, cinco semanas depois de assinar um contrato com o Vitória de Guimarães, recebeu uma proposta para jogar pelo Manchester United.

Cenário internacional

O convite foi inesperado, dada a pouca experiência no cenário profissional que ele tinha na época.

Bebé demorou a acreditar

Bebé revelou, em entrevista coletiva, que só acreditou que a transferência era verdadeira quando encontrou com o então treinador do United, Alex Ferguson (foto), que lhe deu as boas-vindas ao clube.

Uma ascensão sem precedentes

Sua ida ao famoso clube inglês fez com que ficasse conhecido internacionalmente. No mesmo ano e no seguinte, ele jogou pela seleção sub-21 de Portugal.

Uma experiência difícil

Bebé era forte, hábil e criativo, mas sua pouca experiência com o futebol de alto rendimento fez com que seu desempenho deixasse a desejar.

O fenômeno Bebé

Assim, ele jogou emprestado para o Beşiktaş, Rio Ave e Paços de Ferreira, antes de ser transferido definitivamente para o Benfica, em 2014.

"O melhor dia da minha vida"

Bebé foi confirmado como a 12ª contratação para 2014-15 e sua transferência custou 3 milhões de euros. Quando soube que iria para a equipe portuguesa, ficou extremamente contente, já que é torcedor do Benfica.

Rayo Vallecano

Depois de passar pelo Eibar, onde esteve dois anos, foi para o Rayo Vallecano, clube espanhol.

Torcedores engajados

Sediado em Vallecas, um bairro de Madri, Rayo Valecano é conhecido pelo engajamento político de viés esquerdista de sua torcida. Foi o primeiro clube na Espanha a ser presidido por uma mulher, Teresa Rivero, e um de seus slogans é "Ame o Rayo, odeie o racismo".

Feliz com o Rayo

"Em Rayo sinto-me como em casa, pelos jogadores, torcedores e pelo presidente, Raúl Martín Presa, que também é meu amigo", disse Bebé.

Seleção cabo-verdiana

Vale destacar ainda que, em 2022, Bebé foi convocado para integrar a seleção nacional de Cabo Verde, algo que desejado por ele há tempos, e participou de alguns jogos.

Uma trajetória inspiradora

Ao longo de sua carreira, Bebé não se destacou significativamente em termos de títulos ou conquistas em grandes competições, mas sua trajetória não deixa de ser de sucesso, já que ele saiu do futebol de rua e chegou tão alto no esporte!

Aprendizado

Apesar das dificuldades vividas na infância, Bebé contou, na entrevista ao ABC: "O orfanato formou-me como homem e fez de mim um futebolista".

 

Veja mais!