Comemoração da vitória na Eurocopa provocou tremor de terra na Espanha

Gols que fizeram o chão tremer
Dados dos sismógrafos
Na segunda metade do jogo
Em Barcelona
E em Madri
Também nas celebrações
Não são terremotos
Magnitude
Treme, mas você não sente
Dependendo do número de pessoas
A música também faz você tremer
Gols que fizeram o chão tremer

Os gols de Nico Williams e Mikel Oyarzabal, no jogo final da Eurocopa 2024, no último domingo, abalaram as duas maiores cidades da Espanha. Literalmente. 

Dados dos sismógrafos

Pelo menos foi o que indicaram os sismógrafos do Instituto Geográfico Nacional (IGN) e do Instituto Cartográfico e Geológico da Catalunha (ICGC).

Na segunda metade do jogo

Segundo o site Xataka, os instrumentos captaram os tremores tanto em Madri como em Barcelona. Os momentos dos registros foram bem específicos: um pouco depois das 22h e outro por volta das 22h45 (em horário espanhol), justamente quando o time marcou seus gols.

 

Em Barcelona

Em Barcelona, os tremores foram registrados por um dispositivo localizado no Portal del Ángel, a cerca de 400 metros de onde os adeptos acompanhavam o jogo, através de uma tela (ecrã) gigante, colocado na Plaza Catalunya, segundo o El Periódico.

E em Madri

Por sua vez, os tremores de Madri foram captados pelos dispositivos do Observatório Real de Madrid, que se encontram a poucos quilômetros da Plaza Colón, local escolhido por milhares de pessoas para acompanhar o último desafio da 'La Roja' na Eurocopa.

Também nas celebrações

Após o apito final, também houve registro de distúrbios sísmicos. Neste caso, refletiram as comemorações pela vitória de um quarto campeonato europeu, como explica o sismólogo Jordi Díaz a Xataka.

 

Não são terremotos

Entretanto, os especialistas utilizam termos como “tremores” ou “vibrações”. Não foram sismos no sentido mais estrito, explica o Xataka.

Magnitude

O gol de Williams, após passe de Lamine Yamal, desencadeou um tremor de magnitude 1 na escala Richter. O gol de Oyarzabal já atingiu uma intensidade entre 1 e 2 na mesma escala, segundo o El Periódico.

Foto: X @JDiazCusi

Treme, mas você não sente

“Os sismógrafos são dispositivos muito sensíveis que podem detectar terremotos no outro lado do mundo, bem como pequenas vibrações do solo próximo”, disse Jordi Díaz a Xataka. A Universidade da Corunha informou que com magnitude inferior a 3,5, os tremores são registráveis, mas, em geral, não são sentidos.

 

Dependendo do número de pessoas

Díaz observou que os tremores foram mais fortes em Madri do que em Barcelona. Isso está diretamente relacionado à distância dos sensores e ao número de pessoas reunidas. “É nossa função discernir a origem das vibrações, seja de um terremoto ou de 10 mil pessoas saltando perto de um de nossos instrumentos”, disse o sismólogo.

A música também faz você tremer

Não são apenas os jogos de futebol que fazem a terra tremer. O fenômeno é mais comum do que se imagina. Segundo El Periódico, nos Estados Unidos, por exemplo, foram registrados tremores de até 2,3 na escala Richter associados a shows de Taylor Swift.

Síguenos y descubre cada día contenidos que te interesan

Veja mais!