É o fim da carreira de Cristiano Ronaldo? Veja fascinante trajetória!

E ele chegou longe!
Mudança de times
Saída do Manchester United
Os primeiros clubes
A infância pobre
As dificuldades no Nacional
O incentivo dos pais
A ida para o Sporting
As dificuldades no Sporting
Cristiano Ronaldo, o madeirense
Dolores Aveiro, a grande mãe
Dolores Aveiro, a lutadora
Cristiano Ronaldo e Felipe Scolari
A seleção portuguesa
Cristiano Ronaldo e o Manchester United
A ida para o Real Madrid
Estrela do Real Madrid
Ronaldo, vencedor de campeonatos
Ronaldo na Inglaterra
Ele persistiu
Cristiano Ronaldo, o triunfador
Cristiano Ronaldo, o premiado
Cristiano Ronaldo, o estiloso
Nada fora do lugar
A estátua na Ilha da Madeira
Cristiano Ronaldo e Irina Shayk
Cristiano Ronaldo e Georgina Rodriguez
Uma família unida
A família cresce
Cristiano Ronaldo e as crianças
Preocupado com o mundo
Cristiano Ronaldo, doador de sangue
A ida para o Juventus
A voltar ao Manchester United
Bilionário
E ele chegou longe!

Eleito Melhor Jogador do Século XXI, o peso de Cristiano Ronaldo na história do futebol é inegável. Seu talento, compromisso e persistência o levaram ao status de lenda do esporte. O dia que decidir aposentar-se dos campos será difícil. E é possível que esteja mais perto do que nunca.

Mudança de times

O talvez iminente fim da carreira de Cristiano Ronaldo não parece que será tão bem-sucedido como o esperado. Sua saída do Real Madrid o levou a um Juventus em descomposição e, posteriormente, a um Manchester United sem rumo.

Saída do Manchester United

Apesar do Manchester United ser um dos times de sua vida, a sua volta a ele foi um erro que terminou em sua abrupta saída, que coincidiu com a Copa do Mundo no Qatar, em novembro de 2022.

Os primeiros clubes

Cristiano Ronaldo nasceu em Funchal, cidade da Ilha da Madeira, Portugal, no dia 5 de fevereiro de 1985. É o quarto filho de uma família com um passado muito pobre. Sua mãe era cozinheira de uma escola e, seu pai, jardineiro.

A infância pobre

Começou a jogar aos 8 anos nas categorias de base do Clube Futebol Andorinha de Santo Antônio, em um dos bairros mais humildes da ilha. Dois anos depois, foi para o Clube Desportivo Nacional.

As dificuldades no Nacional

A magreza de Ronaldo era motivo de preocupação por parte dos treinadores, que inclusive davam comida ao jogador depois dos treinos.

O incentivo dos pais

A família de Cristiano Ronaldo não era muito querida na vizinhança, porque permitia que o filho fizesse barulho até tarde na rua, jogando bola. Os professores também se queixavam do desempenho do jogador na escola.

A ida para o Sporting

Em agosto de 1997, Cristiano Ronaldo, acompanhado por dirigentes do Sporting Clube de Portugal (Sporting Lisboa), subiu a um avião com destino a Lisboa em busca do seu grande sonho.

As dificuldades no Sporting

Ao chegar a Lisboa, Cristiano Ronaldo ficou hospedado na residência do clube, dentro do antigo estádio de Alvalade. Um colega de quarto, da época, contou ao site português 'Sábado' que a única coisa que o jogador tinha no seu guarda-roupa era uma foto da família.

Cristiano Ronaldo, o madeirense

Nos primeiros meses no Sporting, Ronaldo sofreu preconceito pelo sotaque madeirense e por sua origem pobre. Seus pais nunca permitiram que ele regressasse à ilha, pois o jogador era a única esperança da família.

Dolores Aveiro, a grande mãe

Dolores Aveiro é uma defensora incondicional do filho. Com o sucesso de Cristiano Ronaldo como jogador, sua vida mudou completamente. Em janeiro de 2019, a matriarca lançou uma linha de vinhos e azeites com o próprio nome.

Dolores Aveiro, a lutadora

A mãe de Cristiano Ronaldo foi diagnosticada com câncer em 2017. Apesar da doença, nunca deixou de lutar, da mesma forma que fazia antes da fama, com o alcoolismo do marido e depois, sua morte.

Cristiano Ronaldo e Felipe Scolari

O ex-treinador português não economiza em elogios quando se refere ao jogador. Numa entrevista ao programa Zero Zero, disse: "É um dos jogadores mais esforçados que já vi, uma das pessoas que mais se dedica a jogar futebol que eu já conheci na minha vida."

A seleção portuguesa

Felipe Scolari convocou Cristiano Ronaldo para jogar contra a Rússia no dia 6 de setembro de 2005, mesma noite em que o jogador recebeu a notícia da morte do pai. Ele quis ser titular na partida mesmo assim.

Cristiano Ronaldo e o Manchester United

Em 2003, o jogador foi contratado pelo Manchester United, onde permaneceu até 2009. Ao entrar no clube, pediu a camisa 28, mas recebeu a 7, o que lhe motivou a honrá-la. Ganhou vários prêmios durante estes anos. Entre eles: Melhor Jogador do Mundo da FIFA, a Bota de Ouro e a Bola de Ouro.

A ida para o Real Madrid

Em 2009, Cristiano Ronaldo foi transferido ao Real Madrid, por 94 milhões de euros, a contratação mais cara da história do futebol até aquele momento.

Estrela do Real Madrid

Durante suas nove temporadas no Real Madrid, Cristiano Ronaldo tornou-se o maior marcador da história do clube, com 461 gols. Um dos mais lembrados foi o de bicicleta contra o Juventus, na Champions. Ele bateu quase 30 records e marcas individuais.

Ronaldo, vencedor de campeonatos

Durante sua estadia no Real Madrid, o clube ganhou: - Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA: 2014, 106, 2017 -  Liga dos Campeões da UEFA: 2013–14, 2015–16, 2016–17, 2017–18 - Supertaça da UEFA: 2014, 2017 - Campeonato Espanhol: 2011–12, 2016–17 - Taça do Rei: 2010–11, 2013–14 - Supertaça da Espanha: 2012, 2017

Ronaldo na Inglaterra

Cristiano Ronaldo ganhou sua primeira Champions em 2008, quando jogava pelo Manchester United. Na Inglaterra, foi o primeiro jogador a ganhar os quatro principais prêmios da PFA e FWA.

Ele persistiu

Ainda adolescente, quando entrou no Sporting, Cristiano Ronaldo chegou a apanhar as bolas nos jogos do time principal para ganhar um pouco de dinheiro. Também era responsável de levar o carrinho do lixo para fora do estádio, o que era motivo de piadas feitas por colegas.

Cristiano Ronaldo, o triunfador

Sua obsessão em ser o melhor o transformou em um craque e, anos depois, em 2015, era o jogador de futebol mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 210 milhões de euros.

Cristiano Ronaldo, o premiado

Mais de 50 prêmios foram concedidos ao jogador, ao longo de sua carreira. Entre os mais importantes está a Bola de Ouro, conquistado nos anos 2013, 2014, 2008, 2016 e 2017. Cristiano Ronaldo também recebeu o prêmio Men's Player of the Year 2016/2017, da UEFA.

Cristiano Ronaldo, o estiloso

O jogador também destaca-se pela vaidade. Além de ser totalmente consciente do seu talento com a bola, gosta de andar sempre na moda. De fato, ele tem sua própria linha de roupa que, como a maioria de seus negócios, deu certo.

Nada fora do lugar

Cristiano Ronaldo tem uma rotina diária de exercícios para manter o corpo com apenas 7% de gordura corporal e 50% de massa muscular, segundo apontaram exames médicos em 2018. Não bebe álcool nem fuma.

A estátua na Ilha da Madeira

O jogador foi homenageado na Ilha da Madeira, Portugal, com uma estátua em Funchal, cidade onde nasceu. Desde que foi inaugurada, muitos turistas tiram fotos engraçadas tocando a parte íntima da peça.

Cristiano Ronaldo e Irina Shayk

O jogador sempre foi discreto em seus romances. Publicamente, namorou a modelo russa, Irina Shayk, durante 5 anos (2010-2015).

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodriguez

Em 2017, o jogador assumiu o namoro com a bailarina espanhola Georgina Rodriguez. No mesmo ano, tiveram uma filha, Alana.

Uma família unida

Georgina Rodriguez parece ter boa relação com o primeiro filho do jogador português: Cristiano Ronaldo Júnior. Ele nasceu em 2010, mas a identidade da mãe biológica nunca foi revelada.

A família cresce

Em 2017, Cristiano Ronaldo foi pai de um casal de gêmeos: Matteo e Eva, concebidos através de barriga de aluguel. E, em 2022, chegou a quinta filha do jogador, Bella Esmeralda.

Cristiano Ronaldo e as crianças

O craque faz bom uso do seu dinheiro e doa grandes quantidades a causas beneficentes. Já pagou tratamentos e operações para crianças doentes e, inclusive, faz visitas a hospitais infantis. Em 2017, publicou uma mensagem em homenagem a um menino mexicano que havia morrido no terremoto do México e a todas as vítimas do acidente.

Preocupado com o mundo

O craque também já contribuiu para a construção de escolas na Palestina, ajudou vítimas da fome na África e não esqueceu sua terra natal: doou boa quantia de dinheiro para paliar os estragos causados pelos incêndios na Ilha da Madeira, em 2016.

Cristiano Ronaldo, doador de sangue

Apesar de estar sempre na moda, ele não tem tatuagens pelo corpo e, por isso, é um assíduo doador de sangue.

A ida para o Juventus

Em julho de 2018, o clube italiano anunciou a contratação de Cristiano Ronaldo por quatro temporadas, pelo valor de 100 milhões de euros. A notícia foi recebida com euforia pela torcida do clube italiano, que comemorou a classificação do Juventus na semi-final da Champions. Com Cristiano Ronaldo já no time, o Juventus ganhou a Supertaça da Itália, em 2018.

A voltar ao Manchester United

A meados de 2021, Cristiano havia fechado um acordo com o Manchester City, mas Alex Ferguson e Bruno Fernandes conseguiram convencê-lo a voltar ao United. Foi quando Cristiano Ronaldo alcançou sua marca de 807 gols, transformando-se no máximo marcador da história do futebol profissional.

Bilionário

Segundo a revista Forbes, em novembro de 2021, a fortuna de Cristiano Ronaldo era mais de 1 bilhão de euros. Seu contrato com o Manchester United, aliás, fez dele o jogador mais bem pago da Premier League.

Veja mais!