Herói olímpico ucraniano é morto em combate contra russos

Oleksandr Pielieshenko
Tinha apenas 30 anos
Primeiro atleta olímpico
Servindo seu país
Declaração do Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia
Campeão europeu
Olimpíadas de 2016
450 atletas mortos na guerra
Perguntas levantadas
“Neutros”
Oleksandr Pielieshenko

A guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia tem ceifado a vida de milhares de pessoas. Entre elas, o ex-levantador de peso olímpico, Oleksandr Pielieshenko.

Tinha apenas 30 anos

De acordo com o The Guardian, Pielieshenko morreu na segunda-feira, 6 de maio de 2024, aos 30 anos.

Primeiro atleta olímpico

Pielieshenko foi o primeiro atleta olímpico a morrer no conflito, desde que Putin o iniciou, em fevereiro de 2022.

Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!

Servindo seu país

Após a invasão da Ucrânia pelas forças russas, Pielieshenko decidiu quase imediatamente juntar-se às forças armadas do seu país, segundo o The Guardian.

Declaração do Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia

O Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia divulgou o seguinte comunicado em seu canal do Telegram: “Desde os primeiros dias da invasão em grande escala, Oleksandr juntou-se às fileiras das Forças Armadas. Ontem recebemos a triste notícia de sua morte”.

Campeão europeu

Foi em 2016 quando Pielieshenko conquistou o título europeu na categoria até 85kg. Ele defendeu com sucesso seu título um ano depois.

Olimpíadas de 2016

Pielieshenko era um dos favoritos nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Infelizmente, perdeu a medalha de ouro, terminando em quarto lugar.

450 atletas mortos na guerra

De acordo com Vladyslav Heraskevych, outro atleta olímpico ucraniano, mais de 450 dos seus compatriotas ucranianos relacionados com esportes profissionais já morreram como resultado da invasão.

Perguntas levantadas

Vladyslav Heraskevych levantou a questão da decisão em curso do Comitê Olímpico Internacional de permitir que atletas russos competissem nos Jogos de 2024. “Não consigo entender como isso é possível. Isso é uma loucura”, disse, segundo reportagem do The Guardian.

“Neutros”

Atualmente, o COI está a permitir que os russos compitam como atletas “neutros” durante os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, mas com a invasão em curso, muitos estão a pedir que o COI reverta a sua decisão.

 

Veja mais!