Morre campeã olímpica de vôlei, Walewska, aos 43 anos, após cair de edifício

Triste perda no mundo dos esportes
Caiu de um edifício
10 anos na seleção brasileira
Homenagem da CBV
Jogou em vários times brasileiros
Também jogou fora do Brasil
Priorizou a família antes que as Olimpíadas de Londres
Era empresária
Triste perda no mundo dos esportes

A jogadora brasileira de vôlei Walewska Oliveira, campeã, com a seleção do país, das Olimpíadas de Pequim 2008, morreu, na última quinta-feira (21). Ela tinha apenas 43 anos.

Caiu de um edifício

A notícia foi confirmada pelo site UOL, que contactou com a terapeuta e familiares da atleta. Já a CNN divulgou que, segundo o Corpo de Bombeiros, Walewska caiu do 15º andar de um edifício no bairro dos Jardins, em São Paulo (Brasil). Ela estava na cidade para lançar sua biografia.

10 anos na seleção brasileira

Walewska Moreira de Oliveira, nascida em Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil), fez parte da seleção brasileira de vôlei durante 10 anos. Antes de conquistar o ouro em Pequim, ela e suas colegas já haviam ganhado o bronze, em Sydney 2000.

Homenagem da CBV

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) publicou uma nota, lamentando a perda de Walewska, também ganhadora de três títulos do Grand Prix, dos Jogos Pan-Americanos de 1999 e da Copa dos Campeões de 2013.

"Será sempre reverenciada"

"Walewska era uma jogadora especial, sua trajetória no esporte será para sempre lembrada e reverenciada. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e os amigos desta grande jogadora", diz o post no Instagram, assinado pelo presidente da instituição, Radamés Lattari.

Jogou em vários times brasileiros

Walewska, que era meio-de-rede, começou sua carreira no Minas Tênis Clube, na década de 1990. Ela passou por vários times brasileiros, incluindo o Osasco/Audax e o mineiro Dentil/Praia Clube.

Também jogou fora do Brasil

Além disso, Walewska jogou pelo Sirio Perugia, na Itália, entre os anos 2004 e 2007. De lá, foi contratada pelo Grupo 2002 Murcia, na Espanha, onde permaneceu durante a temporada 2007-2008. A jogadora também vestiu a camisa do VC Zarechie Odintsovo, da Rússia, de 2008 a 2011.

Priorizou a família antes que as Olimpíadas de Londres

Em 2012, a jogadora decidiu abandonar a seleção brasileira para poder estar mais tempo com sua família. Assim, ela não participou das Olimpíadas de Londres.

"Um jogador também vive das relações que conseguiu cultivar"

"Um jogador não vive só de esporte, vive do pós-carreira, das relações que você conseguiu cultivar durante a carreira também", disse ela em entrevista ao programa Bola da Vez. Na foto, aparece ao lado da craque Leila.

Era empresária

Walewska aposentou-se das quadras em 2022. Desde então, era empresária. Segundo o site UOL, ela estava prestes a lançar uma marca de chocolates saudáveis.

Veja mais!