Ivan Lendl: ontem e hoje de uma lenda do tênis
Ivan Lendl deixou um legado marcante no mundo do tênis. Ele ostenta uma das mais impressionantes coleções de troféus da história do esporte. Na galeria, relembramos os pontos altos de sua carreira e contamos como ele está hoje!
Lendl nasceu em 7 de março em Ostrava, na então Tchecoslováquia (atual República Tcheca), filho de dois ex-tenistas de alto nível.
Ele teve um excelente início no tênis, ganhando o título do Aberto da França e de Wimbledon. Com isso, alcançou o merecido número 1 do ranking mundial.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!
Depois de entrar para o circuito profissional, Lendl manteve o bom desempenho e destacou-se nos torneios, conquistando sete títulos, em 1980.
Nesse mesmo ano, ajudou a Tchecoslováquia a vencer a Copa Davis e, em 1981, a Copa do Mundo de Seleções. Na época, ele era uma das maiores estrelas do esporte em seu país natal.
Em 1981, Lendl mudou-se para os Estados Unidos, tornando-se cidadão americano em julho de 1992, conforme relatado pela revista Talk Tennis.
No mesmo ano em que se mudou para os EUA, chegou à sua primeira final de Grand Slam, em Roland Garros, mas perdeu a partida para o ícone sueco, Björn Borg.
Depois de mais duas finais de Grand Slam e inúmeras vitórias em torneios, Lendl fez história ao alcançar o topo do esporte. Foi ranqueado como o número 1 do mundo, em fevereiro de 1983, classificação que manteve por incríveis 270 semanas.
Ele confirmou seu status no Aberto da França de 1984, quando venceu seu primeiro Grand Slam, derrotando John McEnroe, um de seus maiores rivais no tênis.
De 1985 a 1987, Lendl conquistou três títulos consecutivos no US Open, mais duas vitórias no Aberto da França e outras duas no Aberto da Austrália. No total, foram oito vitórias em Grand Slam!
Ao longo de sua carreira, Lendl ganhou nada menos que 94 títulos de simples e 6 títulos de duplas, tornando-se um dos jogadores de maior sucesso na história do tênis.
Sua carreira no esporte terminou em 1994, quando teve que se aposentar, devido a dores crônicas nas costas.
Financeiramente, ele não teria mais que se preocupar, pois embolsou nada menos que 21 milhões de dólares ao longo de sua carreira esportiva, conforme relatado pelo Tennis World USA.
O estilo de jogo de Lendl era caracterizado pela força e pelo forehand, conforme relatado pela Sports Illustrated. Muitas vezes apelidado de 'Ivan, o Terrível' e 'O Pai do Tênis Moderno', ele costumava jogar a partir da linha de base, contando com sua velocidade e incrível forma física.
Depois de pendurar a raquete, Lendl começou a atuar como treinador. Ele foi o técnico de Andy Murray, ajudando o britânico a ganhar o ouro olímpico, o US Open e Wimbledon. Mais recentemente, treinou também Alexander Zverev.
Além do tênis, Lendl é considerado um grande jogador de golfe, tendo participado de vários torneios e orientado suas filhas em suas carreiras no golfe.
Lendl teve uma carreira excepcional. Ele popularizou o uso do condicionamento físico no tênis e foi um dos primeiros jogadores a empregar um treinador em tempo integral. Uma lenda do esporte!
Não fique de fora do que acontece no mundo; siga nosso perfil!