Os dribladores mais lendários da história do futebol
A arte do driblar está profundamente entrelaçada com o futebol e pode frequentemente significar a vantagem sobre os oponentes. Especialistas nela são inestimáveis para seus times. Na galeria, relembramos os melhores, confira!
Bergkamp chegou ao Arsenal e se tornou uma sensação instantânea na Premier League. "Ele acalmava os defensores com uma falsa sensação de segurança e então tirava algo da cartola", escreve o Bleacher Report.
O meio-campista argentino destacou-se como um dos jogadores mais elegantes e eficazes em sua posição. Ele construiu sua reputação durante seu tempo no Real Madrid e no AC Milan, vencendo a UEFA Champions League em três ocasiões.
Antes de Lionel Messi chegar ao Barcelona, László Kubala era frequentemente considerado o melhor jogador do time. O atacante húngaro era um verdadeiro ícone e as estatísticas provam isso. Ele marcou 288 gols em 361 jogos pelo clube espanhol, de acordo com o site oficial do FC Barcelona.
Eden Hazard, do Chelsea, foi sem dúvida um dos melhores dribladores do futebol moderno. Com uma taxa de sucesso de cair o queixo de 63,1%, segundo a Opta Analytics, o belga era imparável na ponta.
Considerado um dos melhores jogadores escoceses de todos os tempos, Gray ganhou um nome no Leeds United. Apelidado de 'Last Waltz', o atacante escocês era um driblador escorregadio. "Quando ele joga na neve, ele não deixa pegadas", compartilhou Don Revie (ex-técnico do Leeds).
Indiscutivelmente um dos melhores jogadores de futebol irlandeses da história, o atacante do Celtic era considerado também um grande diblador. "A 20 jardas do gol, Patsy Gallacher era o atacante mais perigoso que já vi", lembrou Alan Morton, uma lenda do Rangers.
Meazza é considerado um pilar no futebol italiano pelo quanto ele influenciou o jogo. A Internazionale nomeou seu estádio em sua homenagem após passar 13 temporadas com o time (estreia em 1927).
Overmars foi um dos dribladores mais letais dos anos 90. Forte, rápido e ágil, ele era uma ameaça constante para os defensores. O ex-jogador do Barcelona marcou 21 gols em 172 partidas, de acordo com o site oficial do clube.
A visão de Franck Ribéry disparando pela ala foi aterrorizante para os defensores, que muitas vezes lutaram para encontrar uma maneira de parar o internacional francês. De acordo com a Opta Analytics, durante a campanha de 2021-2023, Ribéry registrou uma taxa de sucesso de drible de 47,8%.
Outro atacante mágico do Brasil que teve um grande impacto no futebol europeu foi Romário. De acordo com ele mesmo, marcou cerca de 1.047 gols, mas os registros oficiais o colocam em 690.
Figo fazia parte da geração de ouro portuguesa (aquela que não conseguiu ganhar um título) e era considerado um jogador extremamente inteligente em campo. Sua visão com a bola e grandes habilidades de drible fizeram dele um atacante eficiente.
O icônico atacante inglês de Hanley era outra força a ser reconhecida em campo. Oposto de George Best, ele era um jogador de futebol verdadeiramente disciplinado que escolheu se abster de álcool e drogas ao longo de sua carreira. Apelidado de "mago do drible", destacou-se como um grande modelo para as gerações futuras.
Quer ver mais como este? Siga-nos aqui para notícias esportivas diárias, perfis e análises!
O atacante ítalo-argentino foi considerado um dos melhores dribladores durante sua carreira (1954-1969), o que lhe rendeu uma reputação formidável por toda a Europa. Durante suas oito temporadas na Juventus, ele marcou 134 gols em 215 jogos e ganhou três 'Scudettos', de acordo com o Transfermarkt.
O atacante brasileiro foi considerado uma estrela da La Liga durante seu tempo no Barcelona- Neymar completou o ataque mortal de Suarez e Messi. Durante seu tempo na La Liga, ele registrou 5,75 dribles completados por jogo, de acordo com o StatMuse.
Cristiano Ronaldo é outro grande nome na lista. O atacante português moldou uma geração de jogadores de futebol durante sua rivalidade épica contra Messi. De acordo com o StatMuse, Ronaldo registrou 2,21 dribles bem-sucedidos a cada 90 minutos.
Jairzinho foi outro atacante brasileiro de sucesso durante os anos 1970, que conseguiu marcar em todos os jogos do Brasil, na Copa do Mundo de 1970. Ele tinha pés ilusórios que faziam os defensores se perguntarem onde a bola estava o tempo todo.
Apelidado de 'O Rei', o atacante brasileiro era conhecido por suas grandes habilidades de finalização e dribles escorregadios. De acordo com a FIFA, ele é "o melhor jogador da história do futebol".
'Zizou' foi outro grande jogador geracional, que ganhou tudo ao longo de sua carreira. Ele era um meio-campista incrivelmente talentoso, passando pelos oponentes com dribles de classe mundial. Muitos se lembrarão de sua assinatura 'roleta de Zidane'.
Outra lenda brasileira que alguns argumentam que era ainda melhor que o próprio Pelé. Garrincha era conhecido por suas grandes habilidades de drible, constantemente fazendo noz-moscada, fintas e curvas fechadas. Ele era simplesmente imprevisível. Tinha uma perna direita torta e uma perna esquerda mais curta.
A lenda do Barcelona era um gênio em campo e deixava os defensores atarantados com seus dribles ilusórios. Ele é um dos poucos jogadores desta lista com um drible que leva seu nome - o 'Cruyff turn'.
George Best foi um verdadeiro astro do rock no reino do futebol. Nascido na Irlanda do Norte, ele passou a maior parte de sua carreira no Manchester United e, até hoje, é considerado um dos jogadores mais talentosos a jogar como ponta.
Ele ganhou uma Bola de Ouro em 1968, além de conquistar uma Copa da Europa e dois títulos da Primeira Divisão.
Ronaldo foi outro jogador brasileiro de classe mundial, que, muitos argumentam, era realmente o melhor em sua arte. Antes da lesão no joelho que mudou sua vida, o atacante brasileiro era imparável. "Ronaldo era meu herói", compartilhou Messi durante seus primeiros anos no Barcelona-
"O Fenômeno" tinha uma habilidade notável de driblar os adversários e se posicionar para um ataque promissor. Durante seu tempo na Internazionale, ele marcou 59 gols em 99 jogos, de acordo com o Transfermarkt.
O que há para dizer sobre o grande Lionel Messi? Ele é considerado por muitos como o 'GOAT' devido ao seu impressionante histórico de carreira e habilidade única com a bola.
De acordo com a Opta Analytics, Messi (2021-2023) registrou uma taxa de dribles bem-sucedidos de 58,4%, tentando uma média de 7 dribles por jogo.
Outro gênio de sua época foi Diego Armando Maradona. Ele era um jogador extremamente talentoso que, infelizmente, estava sempre no olho do furacão. No entanto, sua habilidade notável com a bola o tornou um pesadelo constante para a defesa.
Ele levou a Argentina e o Nápoles ao topo, vencendo uma Copa do Mundo em 1986 e o primeiro "Scudetto" do Napoli em 1987.
Se você perguntar a qualquer fã ao redor do mundo o que ele pensa sobre 'O Bruxo', a maioria o reconhecerá como o maior driblador de todos os tempos. Seu estilo único e habilidade notável em campo o exaltaram como um jogador fantástico entre lendas.
Seus pés mágicos quebrariam a defesa do adversário, tornando-o imprevisível com a bola. Durante sua temporada de 2005 com o Barcelona, ele registrou o maior número de dribles completados com uma taxa de sucesso de 61% (87/134), de acordo com a Opta Analytics.
Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!