Os times latino-americanos que podem vencer no Qatar
A Copa do Mundo do Qatar começa no próximo dia 20 de novembro. O torneio está cercado de polêmicas desde que a FIFA concedeu sua organização a este pequeno, mas economicamente poderoso, país do Golfo, em 2010.
Apesar disso, grande parte da população aguarda, ansiosamente, que a bola comece a rolar no campo. De todas as regiões do mundo, talvez a América Latina seja a que está mais impaciente para isso, já que o futebol é vivido com uma paixão especial.
Muitos se perguntam se será agora que uma seleção latino-americana voltará a ganhar uma Copa do Mundo. Vinte anos se passaram desde que o Brasil saiu pentacampeão do Japão e Coreia.
Desde então, a Europa dominou as finais do campeonato, com as vitórias da Itália, em 2006; Espanha (foto), em 2010; Alemanha, em 2014, e França, em 2018.
No Qatar, a América Latina será representada por Brasil, Argentina, Uruguai, Equador, México e Costa Rica.
Todos os olhos apontam para o Brasil como um dos grandes favoritos para esta Copa do Mundo. O time treinado por Tite, chega ao Qatar depois de uma grande qualificação e com uma seleção repleta de estrelas.
Uma das vantagens da 'canarinha' é a força defensiva que tem demonstrado nos últimos tempos. É uma equipe que sofre pouquíssimos gols e conta com jogadores como Casemiro (foto) e Militão.
Por outro lado, os brasileiros têm uma linha ofensiva espetacular, começando com Neymar em grande forma, Vinícius Jr (foto), que se tornou uma das grandes estrelas do futebol mundial, e outros grandes jogadores como Gabriel Jesus, Antony, Raphinha e Rodrigo.
Também há uma expectativa enorme para ver o que a seleção argentina consegue fazer no Qatar, sob o comando do treinador Lionel Scaloni e com Lionel Messi em campo.
Sem dúvida, parte dessa expectativa deve-se ao fato de que esta poderia ser a última Copa do Mundo do craque argentino, que conquistou todos os troféus que teve ao seu alcance, exceto este.
Messi será acompanhado por grandes jogadores, como Ángel Di María e Lautaro Martínez. A equipe tentará repetir a fórmula vencedora que a levou a vencer a Copa América de 2021.
Embora Brasil e Argentina estejam no topo dos favoritos, a seleção uruguaia também chega à Copa do Mundo com bons sentimentos e com possibilidade de ir longe.
Com Fede Valverde em grande forma, atacantes como Darwin Núñez e os veteranos Luis Suárez e Edinson Cavani, o Uruguai pode surpreender no Qatar. Já chegaram às semifinais em 2010 e procuram repetir a façanha.
A seleção equatoriana conseguiu uma ótima classificação e agora tem diante de si o desafio de superar seu melhor resultado até o momento: as oitavas de final alcançadas em 2006.
Uma das grandes virtudes do Equador é sua solidez, pois é um time muito bem trabalhado e, apesar de não ter estrelas de nível mundial, joga com muita seriedade. Com essas qualidades, o Equador pode fazer grandes coisas, mas o primeiro objetivo será sair da fase de grupos, onde Holanda e Senegal serão seus maiores rivais, além do país anfitrião, o Qatar.
O México passará das oitavas de final? Primeiro terá que superar um grupo onde estão Argentina e Polônia, mas, se conseguir a classificação, 'el tri' enfrentará novamente a barreira das oitavas de final, onde caiu em suas últimas 7 partidas.
Finalmente, encontramos a equipe da Costa Rica, que enfrenta um grupo muito difícil onde Espanha, Alemanha e Japão o aguardam. No entanto, se mostraram algo, em 2014, é que são capazes de surpreender. O trabalho do goleiro Keylor Navas, será mais uma vez vital para sustentar as chances da Costa Rica.
Diante disso, qual time tem mais opções para devolver a Copa do Mundo à América Latina? Há dois que se destacam dos demais: Brasil e Argentina. Eles estão, sem dúvida, entre os principais candidatos, conforme indicado pelas casas de apostas. No entanto, o Uruguai não pode ficar de fora, já que costuma ter ótimas atuações na Copa do Mundo. As opções para México e Equador parecem mais remotas, enquanto uma vitória da Costa Rica seria, sem dúvida, a maior surpresa já vista em uma Copa do Mundo. De qualquer forma, antes do show começar, todos têm o direito de sonhar com a glória!