Relembrando celebrações icônicas de jogadores de futebol

Comemorar é preciso
10. Roger Milla
Gols da Copa do Mundo
9. Kylian Mbappe
Como surgiu a comemoração?
8. Peter Crouch
Surgiu na casa de Beckham
7. Bafetimbi Gomis
Uma homenagem
6. Paul Gascoigne
Uma brincadeira entre jogadores
5. Eric Cantona
Revanche
4. Alan Shearer
Sinônimo de excelência
3. Mario Balotelli
Sua camisa continha uma frase dirigida à mídia
2. Lionel Messi
A última resposta
1. Cristiano Ronaldo
Viralizou
Comemorar é preciso

Com o anúncio da aposentadoria do ex-atacante da Premier League, Bafétimbi Gomis, famoso por sua icônica comemoração em posição de leão, relembramos, na galeria, as celebrações mais marcantes da história do futebol.

10. Roger Milla

Em 1990, aos 38 anos, Roger Milla saiu da aposentadoria para liderar Camarões na Copa do Mundo. Até então, a equipe africana costumava decepcionar nos grandes palcos, mas, naquele ano, tudo foi diferente. Além do desempenho surpreendente, a celebração dançante de Milla tornou-se um marco do torneio.

Gols da Copa do Mundo

Milla conduziu Camarões até as quartas de final da Copa do Mundo, marcando quatro gols. A equipe derrotou Argentina, Romênia e Colômbia antes de ser eliminada pela Inglaterra.

Siga-nos aqui e verá, a cada dia, conteúdos que lhe interessam!

9. Kylian Mbappe

Kylian Mbappé é o artilheiro histórico do PSG, com 256 gols, segundo o Transfermarkt. Agora, brilha no Real Madrid, onde continua com sua famosa celebração de braços cruzados.

Como surgiu a comemoração?

Segundo o GivemeSport, a comemoração de Mbappé surgiu de uma brincadeira com seu irmão mais novo, Ethan. Após marcar um gol no PlayStation, Ethan improvisou a pose e sugeriu que Kylian a reproduzisse em campo. Mbappé atendeu ao pedido pela primeira vez em um jogo pelo Monaco, contra o Borussia Dortmund.

8. Peter Crouch

Com seus 2,01 m de altura, o inglês Peter Crouch é um ícone da Premier League, com mais de 100 gols na competição. Além disso, também é lembrado por sua curiosa comemoração como um "robô", apresentada antes da Copa do Mundo de 2006.

Surgiu na casa de Beckham

A comemoração fazia referência a um vídeo em que Crouch imitava movimentos de robô em uma festa na casa de David Beckham. Após anos sem utilizá-la, ele a trouxe a de volta ao marcar seu 100º gol na Premier League, jogando pelo Stoke contra o Everton.

7. Bafetimbi Gomis

Bafétimbi Gomis anunciou sua aposentadoria, deixando como legado sua emblemática comemoração de leão, eternizada durante sua passagem pelo Swansea City na Premier League.

Uma homenagem

Embora muitos comparassem sua comemoração a uma pantera, Gomis prefere chamá-la de "leão". Ele a utilizou pela primeira vez em 2006, jogando pelo Saint-Étienne, como uma homenagem a Salif Keita, lendário atacante conhecido como 'Pantera Negra'.

6. Paul Gascoigne

Paul Gascoigne marcou um dos gols mais memoráveis da Inglaterra na Euro 1996, com uma jogada individual contra a Escócia. Após o gol, a comemoração da "cadeira de dentista" roubou a cena e foi destaque na mídia.

Uma brincadeira entre jogadores

Segundo o The Guardian, Gascoigne fazia referência a uma brincadeira pré-torneio, em que os jogadores eram amarrados a uma cadeira. Conhecido por seu espírito festeiro, Gascoigne ganhou destaque tanto dentro como fora de campo.

5. Eric Cantona

Eric Cantona era um gênio do futebol. Seu gol por cobertura contra o Sunderland, em 1996, foi a prova disso. A comemoração, aliás, tornou o lance ainda mais marcante: Cantona encarou a torcida de Old Trafford com a gola levantada, braços abertos e peito estufado, em uma pose de pura confiança.

 

Revanche

Cantona havia jogado com o goleiro do Sunderland na França, e, após o adversário recusar apertar sua mão, ele preparou uma celebração à altura como forma de revanche.

4. Alan Shearer

Alan Shearer, recordista com 260 gols na Premier League, celebrava cada gol de forma inconfundível: com o braço erguido e a mão apontada para o céu.

Sinônimo de excelência

Pela quantidade de gols que marcou e pela consistência com que repetiu sua celebração, o gesto passou a ser sinônimo de grandes gols na Premier League, sendo imitado por crianças até hoje.

3. Mario Balotelli

Poucas comemorações foram tão chamativas quanto a de Mario Balotelli pelo Manchester City, no clássico contra o Manchester United. O City venceu por 6 a 1 em Old Trafford, mas o que ficou marcado foi a celebração do italiano.

Sua camisa continha uma frase dirigida à mídia

Na camisa que vestia por baixo, aparecia a pergunta: "Por que sempre eu?". A frase foi uma resposta de Balotelli às constantes críticas da mídia sobre sua suposta falta de profissionalismo na Inglaterra. Em um dos episódios mais comentados, o italiano chegou a soltar fogos de artifício pela janela de seu banheiro.

2. Lionel Messi

No clássico entre Real Madrid e Barcelona, nenhuma estrela brilhou mais que Lionel Messi. Em abril de 2017, com o jogo empatado em 2 a 2, Messi saiu do banco nos minutos finais para marcar o gol da vitória. Então, ergueu a camisa para a torcida madrilenha e permaneceu em silêncio absoluto.

A última resposta

O GOAT do futebol foi alvo de provocações dos torcedores do Real Madrid durante toda a partida. No entanto, foi ele quem deu a última resposta, saindo vitorioso.

1. Cristiano Ronaldo

Para terminar a lista, a famosa celebração de Cristiano Ronaldo. A lenda portuguesa corre em direção ao canto, salta, gira 180 graus no ar e aterrissa com os braços e as pernas esticados, criando um gesto inconfundível.

Viralizou

A comemoração tornou-se viral, com fãs de todas as idades imitando seu icônico gesto ao redor do mundo.

Não fique de fora do que acontece no mundo; siga nosso perfil!

Veja mais!