Sébastien Loeb, o maior piloto de rally de todos os tempos

 O rei do rally
Com Daniel Elena
80 vitórias
Ginástica como primeira disciplina
Uma motinho que mudou tudo
Estreia no rally
Campeão francês pelo segundo ano
Citroën
Campeão mundial júnior
Uma corrida lendária em Monte-Carlo
Primeiro sucesso no WRC
Na corrida pelo título
O início da dinastia Loeb
Primeiro título de campeão mundial em 2004
Os registros continuaram
24 horas de Le Mans
Domínio total
Série FIA GT
WTCC
Paris-Dakar
Lenda do automobilismo
O rei do rally

Quando se fala em rally, um nome vem imediatamente à mente: Sébastien Loeb. Nove vezes campeão mundial do WRC, o francês reinou neste esporte por mais de uma década.

Com Daniel Elena

Calmo, humilde, mas terrivelmente rápido e eficiente, Sébastien Loeb incorpora o piloto perfeito. Vale ressaltar que ele é muito ajudado por seu copiloto Daniel Elena, que conheceu em 1998 e o acompanhou durante toda a sua carreira no WRC.

80 vitórias

Sébastien Loeb nasceu em uma família de origem humilde e não estava destinado a se tornar um piloto de corrida. No entanto, hoje, ele tem 184 largadas no Campeonato Mundial e 80 vitórias.

Ginástica como primeira disciplina

Nascido em 26 de fevereiro de 1974 em Haguenau, no Bas-Rhin, Sébastien Loeb é filho dep um antigo campeão universitário de ginástica na França. O jovem, rapidamente, mostrou seu talento no mesmo esporte e terminou em quinto lugar nos campeonatos da França, na categoria juvenil.

Uma motinho que mudou tudo

Foi na adolescência que Loeb descobriu sua verdadeira paixão: a velocidade. Assim que recebeu sua primeira motoneta, uma Peugeot 103, começou a passar seus dias pilotando. Ele até mesmo faltava às aulas, conforme relatado por seu pai, à Eurosport.

Estreia no rally

Aos 18 anos, Sébastien Loeb comprou seu primeiro carro: um Renault Super 5 GT Turbo. Enquanto estudava para se tornar eletricista, foi notado por Dominique Heintz e Rémi Mammosser, durante uma detecção da FFSA (Federação Francesa de Esportes Automobilísticos) em 1995. Em 1999, decidiu dedicar-se totalmente à sua paixão.

Campeão francês pelo segundo ano

Estreou no campeonato mundial logo em seu primeiro ano, em 1999, onde fez três largadas com a equipe francesa FFSA. Loeb tinha, então, 25 anos e era considerado um dos maiores talentos do mundo. No ano seguinte, ele conseguiu provar isso ao se tornar campeão francês de rally de terra, na categoria 2 rodas motrizes.

Citroën

O jovem chamou a atenção de Guy Fréquelin (na foto), diretor da Citroën Sport, que decidiu promovê-lo ao status de piloto oficial da Citroën, em 2001.

Campeão mundial júnior

Com sua nova equipe, o francês começou a mostrar seu valor. Conquistou seu primeiro pódio no Campeonato Mundial durante a temporada de 2001.

 

Uma corrida lendária em Monte-Carlo

Em 2002, participou do Rally de Monte Carlo, à frente do quadrúplo campeão mundial Tommi Mäkinen, mas ficou em segundo lugar, devido a um erro de seus mecânicos.

Primeiro sucesso no WRC

No entanto, no mesmo ano, o piloto da Alsácia pôde, com seu copiloto Daniel Elena, erguer a taça do Rally da Alemanha.

Na corrida pelo título

Após uma temporada promissora em 2002, Sébastien Loeb estava entre os favoritos para o título em 2003. Com três vitórias e sete pódios, ele terminou em segundo lugar, por apenas um ponto atrás de seu rival norueguês, Petter Solberg.

O início da dinastia Loeb

Em novembro de 2003, o francês participou da Corrida dos Campeões e venceu, pela primeira vez. Ele ganhou confiança para a próxima temporada e, desde o início, marcou grandes pontos ao se tornar o primeiro piloto não nórdico a vencer o Rally da Suécia desde a criação do evento, em 1950.

Primeiro título de campeão mundial em 2004

Loeb terminou a temporada com seis vitórias em 12 pódios e, pela primeira vez, campeão mundial do WRC, com seu copiloto Daniel Elena. Era o início de uma longa dinastia.

Os registros continuaram

A temporada de 2005 marcou um ponto de virada na história do rally. Foi simplesmente impressionante, Sébastien Loeb venceu 10 dos 16 rallys, incluindo seis consecutivos: algo nunca visto antes. Ele conquistou seu segundo título consecutivo, muito à frente de seus adversários.

24 horas de Le Mans

Nesse mesmo ano, também participou das 24 Horas de Le Mans, como convidado, ao lado de seus compatriotas Éric Hélary e Soheil Ayari. Após terminarem em segundo lugar nas classificações na categoria LMP1, Ayari acabou saindo da pista, quando estava em quinta posição.

Domínio total

De 2004 a 2012, Sébastien Loeb dominou a concorrência, tornando-se o primeiro piloto de rally a vencer todos os rallys clássicos do calendário, em todas as seis superfícies diferentes do WRC. Ele conquistou nove títulos consecutivos de campeão, com Daniel Elena, e quatro Copas dos Campeões, antes de se aposentar, em 2013, e começar sua transição para as corridas de circuito.

Série FIA GT

Loeb começou nas FIA GT Series com a Citroën e venceu quatro das 12 corridas da temporada, terminando em quarto lugar na classificação geral, em 2013.

WTCC

Em 2014, participou do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) e terminou em terceiro lugar, na classificação geral, com duas vitórias. Em 2015, repetiu essa performance e conquistou, mais uma vez, o terceiro lugar.

Paris-Dakar

Em 2015, um desacordo entre a Citroën e o piloto colocou fim a 15 anos de colaboração. Loeb decidiu, então, voltar-se para o Dakar. Ele participou oito vezes da corrida, de 2016 a 2024, conquistando cinco pódios e dois segundos lugares.

Lenda do automobilismo

Hoje, Sébastien Loeb é considerado o maior piloto de rally da história. Muito versátil, ele demonstrou sua habilidade em vencer no WRC, no WTCC, nas FIA GT Series, nos X Games... Em resumo, uma lenda do automobilismo!

Veja mais!